Francisco Rodrigues Gonçalves
Orindiúva / SP

 

 

Quaresma

 

           

         

João Xavier, popularmente conhecido como João Quaresma ou Quaresminha para os íntimos; nascido no interior do Nordeste, Quaresma juntamente com seus familiares sobrevivia da agricultura, homem forte que enfrentara os obstáculos da seca e das crises financeiras, com muita dificuldade conseguiu com concluir os estudos básicos.
 Na adolescência engajou-se nos movimentos sociais lutando em defesa dos menos favorecidos. Criou associações e organizou movimentos, era comum vê-lo nos bate papo de amigos trocando ideias e filosofando sobre vários assuntos mas o seu forte mesmo era a política, num desses encontro de amigos Quaresma encontrou, Adelaide, de família de classe média. Adelaide apaixonou-se por Quaresma e a partir de então criou um grupo com o nome de “UNIDOS PARA VENCER” que tinha como objetivo buscar melhorias para o seu povo, essa paixão de Adelaide por Quaresma tornou-se algo mais sério, iniciou um namoro e depois de dois anos os dois se casaram, dessa união nasceu um filho. Quaresma candidatou-se a prefeito sendo eleito com um número expressivo de votos, conseguindo realizar um bom trabalho.
Com passar dos anos Quaresma abandona o grupo que tanto o ajudara desde o início, para unir-se a outro grupo. O novo grupo no qual Quaresma estava, tinha propostas bonitas mas não era realidade, a população passou sofrer com os desvios e Quaresma perdeu o prestígio político, não conseguindo se reeleger.
Quaresma traiu seu povo e suas origens, tentou subir dois degraus e acabou caindo o dobro.

 

 

 
 
Poema publicado no livro "7 Pecados Capitais"- Edição Especial - Abril de 2017