Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Elisa Riffel Pacheco
Porto Alegre / RS

Outono encantado

 

      Era uma vez...
      Um certo lugarejo, onde insetos, borboletas e percevejos voavam pelo ar... Um lugar aonde o inverno não chegava mais e as folhas do outono caíam sem parar... Esse lugar era governado por uma bruxa chamada Dona Outonéia. Ela tinha três irmãs: Dona Outonina, Dona Outonana e Dona Outonona! As quatro irmãs amavam tanto essa estação, que fizeram uma magia para terminar com o inverno e o verão. Mas elas também amavam a primavera porque elas tinham quatro primas, que moravam num reino vizinho, e que fizeram a mesma magia para a estação das flores. As bruxas da primavera se chamavam: Dona Primaverona, Dona Primaverina, Dona Primaverana e Dona Primavereia! As bruxas que amavam o outono viviam no reino do norte e as bruxas que amavam a primavera viviam no reino do sul! Elas não apreciavam o forte frio do inverno e nem o forte calor do verão! Gostavam mesmo é de uma meia estação, equilibrada, com pássaros voando sobre a janela, e com princesas felizes passeando feito donzelas nos bosques floridos!
     As pessoas viviam sempre de bom humor! Não sentiam nem tanto frio, nem tanto calor! Não andavam nem muito encasacadas nem muito peladas! E o sol quente não queimava a pele de ninguém! O ventinho do outono era silencioso e agradável! As folhas se balançavam e dançavam lentamente com o vento! Na primavera as macieiras ficavam mais suculentas e as amoreiras muito mais floridas! Nesse reino era tão mais leve e saborosa a vida! Mas..., e por que as bruxas primas e irmãs fizeram esse encanto? Bom, tudo começou em uma noite gelada de inverno e com uma poção num caldeirão gigantesco! Neste dia a bruxa Outonana estava gripada, quase morrendo de frio embaixo do seu edredom! Já, a bruxa Outonina tentava esquentar seus pés com o foguinho da lareira, enquanto a Dona Outonéia fazia um chá quentinho de asas de morcego e língua de lagarto! Não, não é verdade! Elas apenas tomavam chá de frutas e ervas! Aprenderam várias receitas com a rainha da Inglaterra, Elisabeth III. O fato é que elas não suportavam mais tanto frio e tanta neve caindo, tanta chuva alagando seus bosques e jardins coloridos!
     Um certo dia, numa tarde congelada de Domingo, a bruxa Outonona liga para sua prima a bruxa Dona Primaverona. E conversa vai, conversa vem, elas decidem fazer um feitiço para mudar as estações! Pois lá..., do outro lado do mundo, na parte sul, a bruxa Primaverina morria de calor e vivia na piscina bebendo água de coco! Ela não conseguia sair da água refrescante de tão escaldante que era o seu verão! Já a Dona Primavereia não conseguia assar um bolo no fogão, senão ela ficava sufocada em sua cozinha! E a Dona Primaverana que estava enjoada de comer sorvete de abacaxi, maçã e banana, e sonhava com um delicioso chocolate quente dos Alpes Suíços! Não dava mais para aguentar tudo isso! Por isso, elas se uniram e fizeram o feitiço! Abracadabra, pelo de gato, olho de barata, chifre de cabra! E cabra tem chifre? Quem perguntou? Tudo isso fez um BOOM e o feitiço se realizou! 
        Gotas e faíscas cintilantes começaram a cair do céu, e as estrelas dançavam feito um carrossel de constelações! E no outro dia... , lá no lado sul, o céu estava leve e azul, e lá no lado norte, a neve deu uma trégua e a brisa do outono deu muita sorte! As pessoas começaram a sair de suas casas e a caminhar pelas estradas de pedrinhas reluzentes e pelos bosques de folhas vermelhas atraentes! E foi assim, que as oito bruxas ficaram famosas por mostrarem seus dentes brancos e postiços de felicidade! Afinal, não é verdade, que apenas existem bruxas más! Na Primavera Encantada, nem toda a bruxa é malvada! Espera, mas essa história é do Outono Encantado! Ah, nesse caso, é bom ter ao seu lado uma bruxinha de vizinha! Folhas amarelinhas caem sobre o seu caminho e as macieiras..., elas encantam os passarinhos!

 

 
 
Conto publicado no "Livro de Ouro do Conto Brasileiro" - Novembro de 2016