Iane Giselda de Cougo Souto
Florianópolis / SC

 

Porto Alegre

 

           

Que dias lindos aqueles que eles passeavam no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Ele, funcionário de uma grande livraria na cidade e ela vendedora em uma loja de roupas. A loja ficava bem no centro da capital.
Henrique e Francisca passeavam em um sábado de verão, era mês de fevereiro. Tinha  sol, o tempo estava quente, mas não chovia havia uma semana. Os dois bem fresquinhos, ambos de camisetas e bermudas. Pararam de caminhar e sentaram em um dos bancos do parque. Começaram a conversar.
- Poderíamos trazer um lanche semana que vem e trazermos a vovó para ela pegar um solzinho, Henrique.
- Pode ser no sábado a tarde, é minha folga na livraria. Eu asso umas tortinhas de palmito e faço uns croquetes.
- Está bem. Eu trago o chimarrão, pois vovó acha essencial!
Eles estavam   cercados de pitangueiras, paineiras, palmeiras, jacarandás e ciprestes.
Foram  logo após andar de pedalinho no laguinho do parque e se divertiram muito apostando uma corrida. Francisca venceu, pois Henrique andava sem preparo físico.
Foram depois do parque na Avenida João Pessoa, ao shopping, para comer uma gostosa pizza. O aroma foi o motivo especial para escolherem o local. Sentaram e escolheram o cardápio. Pediram pizza quatro queijos e califórnia. Francisca pediu um vinho,  seria uma ótima escolha, Henrique a acompanhou. Saborearam a pizza repetindo várias vezes.
Francisca elogiou o lanche ao garçom e deixou uma boa gorjeta, pois adorou tudo! Depois foram para casa.
Francisca tinha longos cabelos pretos e lisos, estatura média, olhos pretos. Tinha uns trinta anos. Henrique era calvo, com bigode, olhos castanhos, bem esbelto, era alto e tinha uns quarenta anos. Vovó tinha cabelos compridos, quase sempre usava tranças. Seu cabelo estava totalmente branco. Ela tinha a face corada, tinha boa saúde e era bem cuidada pelos filhos e netos. Chamava-se Ana e tinha oitenta anos.
A casa deles era um mimo. Toda pintada de verde claro. O jardim cheio de flores, cuidado pela vovó. As rosas estavam lindas mesmo com o calor do verão. As margaridas também muito belas. No pátio muitas árvores frutíferas como limoeiro, laranjeira, abacateiro, figueira, ameixeira e uma parreira.
No interior da casa os móveis belíssimos feitos por Henrique. Ele tinha uma marcenaria no pátio e fazia móveis para aumentar a renda. A casa tinha três quartos, dois banheiros, uma sala, um escritório e uma cozinha.
Vovó Ana morava com eles desde que ficou viúva há três anos. Tinha um quarto só para ela onde fazia tricô e crochê. A colcha de retalhos que cobria sua cama foi ela quem fez.
Vovó chamou Henrique.
- Henrique, fiz um bolo de chocolate para vocês tomarem no café amanhã de manhã. Também fiz sanduíches para o lanche da tarde.
- Obrigado, vovó. Seus quitutes são sempre muito deliciosos.
- Vovó, fiz um chá para todos nós, venha tomar e chame Henrique. Semana que vem vamos todos passear no parque da Redenção
 Todos tomaram o chá de folhas de laranjeira, colhidas no pátio. Bem cheirosas as folhas espalharam um perfume pela casa. Depois todos foram dormir nos seus aposentos,  com as janelas abertas.

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Contos de Verão"- Edição Especial - Fevereiro de 2017