Maria Rita de Miranda
São Sebastião do Paraíso / MG

 

 

Vida ativa

 

         Rostos marcados, mas alegres. Pernas cansadas, mas ligeiras. Caminhar seguro do saber aonde ir. Vêm de lados divergentes da cidade, atravessam ruas, praças e convergem para um ponto pré-determinado. Aos poucos o que era uma, duas, três pessoas passa a ser um grupo grande de mais ou menos sessenta. E o encontro traz ainda mais animação. Cumprimentos, abraços...          - Por que você não veio ontem? – Estava doente? – Já melhorou? – Que bom!  E aos poucos vão se alinhando à espera da monitora que a qualquer momento vai recebê-las e iniciar as atividades.
         - Bom dia, meninas! –Vamos nos movimentar?                            - Caminhando... Um pouco mais rápido... Cada uma em seu lugar.- Levante os braços... Assim. - Flexione as pernas. - Ótimo.
          E durante uma hora que nenhuma sente passar, os exercícios vão acontecendo. O corpo vai relaxando e o ânimo se exalta.
          Fim das atividades. Cada uma vai deixando o local em pequenos grupos. Dispostas, de bem consigo mesmas, conversando animadamente e desta vez divergindo para suas moradas, na certeza de que acabou apenas um episódio. Outro dia tem mais. E todas estarão ali mais uma vez, para recomeçar e receber o alimento de apoio do corpo e da alma, agradecidas por outro dia e outro encontro que as desperta para uma vida longa e saudável. 

 

 

 

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Contos de Outono" - Edição 2020- Julho de 2020