Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Teresa Cristina Cerqueira de Sousa
Piracuruca / PI

 

A carruagem real

Há pouco mais de um século, o rei Pedro desejou organizar um passeio pelo jardim real. Ele era um jovem de 22 anos e que desde criança tinha paixão por carruagens. Então, decretou que todos seus súditos deveriam usar a melhor roupa, convidar a família e saírem para um dia ao ar livre nos jardins do palácio.
Por obedecer a tudo o que o rei pedia, em todas as residências houve uma verdadeira euforia pelo glorioso dia nas dependências reais. Os lojistas exibiram seus mais belos chapéus, as costureiras ficaram sobrecarregadas de sedas para luxuosos vestidos e os sapateiros, no mais completo trabalho, passaram a quase não dormir de tanta encomenda.
De dia e de noite, as famílias prepararam lanches com doces e bolos no intuito de agradar aos filhos e quem sabe. Ao paladar do rei, se este desse o prazer de cear com alguma delas.
E o grande dia chegou.
Como tudo que é adequado, foi preparado um caminho para que a carruagem do rei tivesse um destaque maior na entrada do jardim.
Eis-que, naquela manhã, com um sol quase escondido por trás das nuvens, a nobre família impetra no portão central com a mais singular carruagem já vista pelo povo.
Emoções muito diferenciadas instalaram-se nos presentes e apenas uma criança disse mais de uma vez:
- A carruagem está enfeitada de flores naturais! A carruagem está enfeitada de flores!
E como era a expressão da verdade, e para testemunho de que o rei era um homem gentil e de extrema naturalidade, o rei desceu da carruagem, oferecendo um largo sorriso, oportunizando para a ocasião ser de real prazer de se estar com amigos e familiares.
E era uma vez, que ter a política da boa hospitalidade, ficou sendo marca dos brasileiros.


   
Publicado no livro "Seleção de Contos Premiados" - Edição Especial - Junho de 2014