Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Rosemary Gobbo Duarte
Campinas / SP

O despertar de um sonho

Ninguém poderia imaginar que aquela mulher de porte franzino, aparentando uma congênita magreza, fosse capaz de alimentar dentro de si tantos anos, um projeto tão audacioso e de uma grandeza ímpar!
A história de vida de Valquíria fora tumultuada demais por longas décadas, que nenhum outro fato ousaria interferir nos rumos de seu destino e integrar-se aos que ali já se perpetuara.
Nada poderia contribuir para uma mudança, por pequena que fosse, no enredo de sua vida exceto um sonho, que há anos adormecera dentro de si, incorporando sua psique.
Apesar do ritmo intenso que os afazeres imprimiam à sua luta diária, Valquiria nunca deixara de pensar e prover esse seu sonho do combustível necessário para que se mantivesse forte, ainda que não soubesse até quando ele poderia ser concretizado definitivamente.
O tempo passou... sua vida, embora bem compartilhada com seu companheiro de jornada, estava quase que totalmente comprometida com as necessidades da família, educação dos filhos, saúde dos pais que também de certa forma, dependiam de sua atenção em diversas situações.
Cada vez mais, dificuldades financeiras, problemas inesperados surgiam a todo instante e vez por outra, seu projeto tão sonhado, como se fosse uma pluma virtual, flutuava nas entrelinhas de seus pensamentos como a fazê-la lembrar-se de que ele ainda vivia e que sempre haveria tempo para tentar realizá-lo.
Tudo caminhava dentro de certa normalidade, apesar dos pesares, para os padrões de vida daquela época. Com os filhos já casados, a velha e alucinada correria de outrora já pareciam um pouco mais distantes...mas, os problemas rotineiros continuavam perseguindo seus dias e suas noites, sem trégua.
Até que numa tarde de quarta-feira, alguém acionou a campainha de sua casa; ao atender, depois de identificar-se e se colocar à disposição, Valquiria teve uma grande surpresa!
Um agente securitário entregou-lhe uma correspondência cujos termos
lhe outorgavam-como beneficiária única- um Seguro de vinte milhões de reais! Sem entender bem o que estava ocorrendo, a nova milionária, perplexa, quase entrou em choque com a notícia!
O Seguro de Vida havia sido feito por um parente-tio por parte de pai- que vivera a maior parte de sua vida na Itália, mas que nos últimos anos, havia se mudado para o nordeste do Brasil, vindo a falecer pouco tempo depois.
Mais tarde foi esclarecido, que o referido seguro fora concedido a ela
pelo tio, porque era a única parenta viva; embora ele não a tivesse conhecido pessoalmente.
A partir daí, sua vida começou a tomar nova direção e Valquiria vislumbrou então, a oportunidade que há tempos esperava! Com sua situação financeira já estável, e as condições necessárias para complementar a renda dos seus famíliares, oferecendo-lhes uma qualidade de vida bem melhor, resolveu então comunicar a todos sua decisão de partir...
Alistou-se numa Organização de Ajuda Humanitária Internacional para auxiliar, juntamente com muitos outros voluntários- Área de Enfermagem- nas ações que visam minimizar sofrimentos, salvar vidas e beneficiarem a saúde de populações carentes de todo mundo.
Valquiria realizara assim, seu sonho altruísta- doar-se ao próximo-levando mais luz aos que vivem na mais completa escuridão da exclusão social.


   
Publicado no livro "Seleção de Contos Premiados" - Edição Especial - Junho de 2014