Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Ismar Carpenter Becker
Rio de Janeiro / RJ

 

Gênesis

Estava Elesbão repousando em Jardim Paraíso, na aprazível Terra dos Papagaios, após ingerir um cozido regado de bastante cerveja. Balançava na rede de sua varanda recluso em sua solidão e no balançar adormeceu. Quando acordou sentiu uma dor, seria fígado? Na verdade tinha perdido uma costela e a sua frente surge uma mulher.
Elesbão olhou aquela formosura, bela morena, cabelos compridos que cobriam as nádegas, olhos cor de mel, seios fartos, sinal de nascença. Ele elevou o pensamento, sentiu uma fisgada e logo veio a dor; se lembrou que estava depauperado, deixou para mais tarde.
Perto dali, num pé de acerola, uma cobra surucucu observava o casal com sua língua eletrizada.
A vida transcorria normalmente, até que numa sexta-feira treze, a cobra tentou Jurema (agora mulher de Elesbão); fez com que a jovem fizesse um suco de acerola, tomasse e oferecesse a Elesbão que a princípio resistiu, mas ingeriu a vitamina C apesar de o Criador um dia já ter avisado para não tocar naquela árvore mesmo estando com sede.
Sua vida mudou, começou a ter dificuldades, filhos, levantar de madrugada, tomar duas conduções, dívidas, aborrecimento no trânsito e com o patrão, brigas familiares, chegava em casa e Jurema cheirando à cebola com rolos de bob na cabeça.
Anos foram passando e o entusiasmo em Jurema já não era mais o mesmo; ela velha, cheia de celulite, ele com aquela barriga de cerveja preta, a rotina consumia a união; lazer muito pouco, de vez em quando iam a praia de van, mais precisamente ao Piscinão de Ramos.
Filme só na TV, a missa ainda ia, só não gostava do padre que falava sempre que um tal de Elesbão desobediente foi expulso do Paraíso e agora todos tinham que pagar Imposto de Renda. E assim foi a vida do casal, depois Caim matou Abel, vieram os faraós, a 1ª Guerra Mundial, a 2ª Guerra Mundial, surge a globalização, internet. Nas Terras dos Papagaios surge Bolsa Família, mensalão, corrupção, Cheque Cidadão, futebol, povo feliz ganhando salário mínimo e Elesbão arrependido de tomar suco de acerola.
Só de ver a fruta na feira livre passa mal.


   
Publicado no livro "Seleção de Contos Premiados" - Edição Especial - Junho de 2014