Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Adriano de Jesus Santos
Guarapari / ES

 

A vida no ponto


Mora em uma cidade mediana de um estado que até pouco tempo era tido como um primo pobre da região mais rica e influente do país. Em uma avenida muito movimentada e enfeitada por uma árvore a cada ciquenta metros ao longo de sua longa extensão. Está tão bonita e esplendorosa porque faz pouco tempo em que passou por reformas que de tão duradoura parecia a construção de algum shopping. A própria avenida era um shopping a céu aberto. Destino de moradores de todas as partes do município atraídos pela variedade de produtos e baixos preços. Muitos comerciantes tinham o hábito de por aparelhos de som em volume alto e em alguns momentos do dia entregar microfone a locutores, tornando a rua um insuportável local de disputas desesperadas por clientes.
Constantemente aquela avenida está nos noticiários. Quando se trata de uma data comemorativa, o destaque só poderia ser o volume de vendas no comércio. Em qualquer outra época do ano noticia-se com frequência a violência corriqueira e seus efeitos maléficos.
Mora naquela avenida, ainda que ela esteja longe de ser um local propiciamente residencial. Mora em frente a um ponto de ônibus e peruas clandestinas e seu local favorito é a cadeira do papai localizada na varanda que lhe dá uma visão privilegiada. Aposentado a cinco anos, comprara aquela casa ao receber o fundo de garantia da única empresa em que trabalhou ao longo de sua vida de empregado. Foram quarenta anos em uma fábrica de tecidos, sendo os trinta últimos como gerente e os dez primeiros como auxiliar e sub-encarregado.
Da sua cadeira, ele já presenciara muitas histórias, algumas dramáticas, outras cômicas. Para algumas, ele se sentira abalado, para outras nem tanto. Para as histórias mais escandalosas, tinha o costume de levantar-se imediatamente e ir contar a sua filha e dois netos o mais novo conhecimento adquirido naquele ponto. A filha ouvia atentamente, os netos apenas ouviam, principalmente quando o mais novo estivesse ao play station e o outro lendo qualquer livro de aventura.
Daquela cadeira talvez ele tenha aprendido mais do que todos os anos em que esteve dentro de faculdades ou trabalhando brilhantemente naquela fábrica. Não se importava com os comentários ofensivos que alguns entre seus próprios parentes diziam a respeito dele, sobre o seu interesse em ficar observando a vida dos outros. Ele apenas tinha o privilégio de ter em frente a sua casa um laboratório de análises sociais a céu aberto. Aquele assíduo pesquisador não tinha hora do dia para começar seus trabalhos, mas é óbvio que ele preferia os horários de pico no comércio e no ponto.
O ponto é um resumo. A maioria dos necessitados por ônibus coletivo, não tem o hábito de fazer comentários, mas alguns outros escancaram seus sentimentos revelando alegrias e indignações. E por mais discretos que eles sejam, por mais contidos que alguns estejam em seus sentimentos, dificilmente passam despercebidos às observações do ocupante da poltrona por detrás daquela grade. Bastava ele estar lá.
Os dias mais produtivos para ele eram os de greve de motoristas e cobradores. Ponto lotado, nervos à flor da pele e línguas afiadas. Foi em um dia desses que um fato marcou a sua história recente. Uma garotinha habilidosamente escalou a grade se agachou por detrás de sua poltrona e perguntou em sussurros se poderia ficar ali. Fugia de um grupo de sete adolescentes que a havia acusado de tê-los entregados a um guarda no momento em que se preparavam para executar um plano. Empurrara as pessoas no ponto. Poderia pedir ajuda a qualquer uma delas, mas preferiu pular a grade. Quando perguntada por que resolveu fazer o mais difícil, ela respondeu dizendo que aquela grade a protegia.
Dias de reflexão e a percepção de que por mais que observasse, lesse sociologia ou algo afim, nunca ele saberia com exatidão a vida naquele ponto ou naquela avenida. Desde sempre esteve protegido por um emprego estável e um salário que supria as suas necessidades. Ele jamais precisou esperar em um ponto de ônibus. Observar é uma tarefa muito mais cômoda porque intervir exige habilidades e outras condições que nem todos possuem.
Só se pode conhecer a vida no ponto quem está no ponto. A vida no ponto não se limita àquele estático espaço geográfico. A vida no ponto significa também experiência de vida naquela vida. No ponto não existe grades e nem muros. A vida como ela é. Aquele senhor entendeu as limitações e se limitou ainda mais ao diminuir o tempo de observações. É que a atitude daquela habilidosa garotinha revelou o quão frágil era a sua grade. Quando era administrador ele observava para intervir. Comprometia-se. Responsabilizava-se e era responsabilizado. Ao fim, concluíra que os tempos eram outros, a empresa era outra e o administrador não era ele.




   
Publicado no livro "Seleção de Contos Premiados" - Edição Especial - Junho de 2014