Oelton Medeiros dos Santos
Marabá / PA

 

 

A sumaúma

 

 

          

       Kauê (homem bondoso), caboclo articulado e muito sábio, sempre tinha um posicionamento lógico. Mas acidentes são eventos imprevistos e indesejáveis.
Na tarde de 31 de dezembro de 2019, ele sofreu um acidente de moto na Vila Primeiro de Março: uma luxação nas três falanges do pé esquerdo e bateu a cachola na piçarra. Nesse dia não foi ao Shopping do Pão tomar um café com bolo podre de manhã, à tarde um caldo de galinha e exercitar na Super Strong na Folha 28, todos já estavam no clima do “le Réveillon du Nouvel Na” (a festa do ano novo) longe dos seus filhos (Ubirajara e Yasmim) no meio do mar verde amazônico.
- Ééégua!!?
- Mas que panema!!?
- Está tão despombalecido.
- Por favor, não conte isso para ninguém. -Pediu Kauê.
- Te vira, tu não é jabuti...
Em 2020 havia muitas promessas de parcerias e de um bom emprego, ninguém poderia saber seu estado de ânimo, estava péssimo e se não fosse o olhar diferenciado das pessoas, e a enxaqueca que ultimamente o incomodava, que cessava após tomar uma Cinderela (um barbitúrico)...ia tomar uma tiquira e pegar um xirí. Esquecia que antes de viajar teria que retornar ao médico e voltar novamente ao hospital, para realizar a cirurgia no pé e também realizar uma tomografia.
- Meu Deus!!?
- Como foi isto acontecer?!
- Vou ficar um tempão de molho.
- Logo agora?
- Tinha combinado que os meninos viria a Marabá.
- Uai, a vida é assim...agora tu vai pra sampa!
Decidiu que faria um check-up agora no começo do ano, e esse incidente não ia atrapalhar a sua rotina...convidaria o Mineiro para acompanhá-lo nessa missão.
- Vamos sim.
- Primeiro na CNF (Clínica Neuro Facial) e depois na Polimagem.
- Beleza.
Não tinha saudades do atendimento no HMM (Hospital Municipal de Marabá) mas serviu para rever os meus conceitos, o quanto somos frágeis...em uma pequena sala, todos juntos amontoados 16 pacientes e 16 acompanhantes e nos corredores centenas esperando a sua vez de receber um pequeno refrigério para suas angústias dos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Alguém pode se sentir tentado a não concordar sem saber de todos os fatos, mas aquilo era um inferno.
           -  E o Kauê? Fez os exames?
           -  Sim. Particular.
           -  E o resultado?
           - Tem um uma Sumaúma na cabeça.
           - SUMAÚMA na cabeça?
           - O glioblastoma, um agressivo tumor maligno cerebral que acomete os seres humanos...

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Contos Premiados" - Edição 2019 - Abril de 2020