Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas / RS

 

Um dia em minha vida

 

            Quando pensei em falar sobre um dia em minha vida, a princípio, pensei em falar sobre o acontecimento mais trágico de minha vida a partir do qual tudo mudou. Mas, embora isso não saia de meu coração e de minha vida, decidi optar pela vida. E, não é em aspecto literário, mas real. Lembrei-me do dia da conversa com minha filha sobre a sua gravidez.

             Ela tinha dezoito anos estava no primeiro ano de universidade e tinha um namorado. Naquele mesmo ano, ao final do ano era a formatura de minha filha mais velha na universidade e antes disso em outubro o baile de debutantes da menor. Mas, como dizem que mãe tudo sabe e tudo sente, já estava percebendo que algo estava errado ou diferente. Disse a ela: Não vamos estragar esse acontecimento dos quinze anos de tua irmã. Uma semana não fará diferença. Semana seguinte sentaremos com teu pai e, conversaremos, os quatro. E assim foi feito.

           A primeira coisa que fizemos foi perguntar se ela tinha algo a nos dizer, ao que ela respondeu que sim e completando disse que estava grávida. Até hoje, a minha reação me surpreende, pois pensava que o dia que isso ocorresse eu iria chorar fazer um drama. Eu respondi: Ainda bem. Poderias estar doente, mas não, é uma vida que vem aí. O que vocês pretendem fazer? Eles disseram que queriam casar, mas não tinham condições. Nós ajudaremos retruquei. Meu marido nem queria que eles casassem, mas para mim ela ficar solteira com filho era algo que não admitia. Impus como condição para ela casar, pois necessitava de nossa autorização, em função de não ter sido, ainda, alterada a maioridade para as mulheres que ela não abandonasse a faculdade. Conversamos com os pais dele e em dois meses realizamos o casamento.

                  Esta minha neta viveu sempre à nossa volta e para meu marido e eu era um quinto filho. Foi a única que conviveu muito com o avô, pois quando nasceu nosso segundo neto meu marido mal podia segurá-lo em virtude da doença.

                   Creio que é de minha natureza optar sempre pela vida, pelas boas energias, pela alegria.  Hoje tenho cinco netos que são meu estímulo para viver muito.

 

 

 
 
Conto publicado no livro "Contos de pura sedução" - Janeiro de 2017