Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Uiara Melo
Macaé / RJ

 

Maré baixa

    O vento soprava tão fino, que o mais desatento poderia afirmar ouvir um assobio. Naquela manhã o horizonte estava acinzentado, sem muito brilho. Claudia por sua vez esperava ansiosa o seu esposo Marcos voltar de mais uma pescaria. Toda vez que ele adentrava ao mar, o seu coração que ficava à espera, se contraía ao ponto de doer as costelas. Não era fácil para eles, mesmo juntos os dois compartilhavam de uma solidão ímpar. Claudia nunca fora positiva a essas viagens, mas era o que sustentava a sua família. Mas naquela manhã tudo fora diferente, o pesqueiro não voltara na hora marcada, a cada minuto de espera naquele porto, era uma angustia tamanha, pois a única coisa que te sustentava era o “Te amo” sussurrado pelo seu esposo na madrugada anterior ao pé de seu delicado ouvido.
Porém certa vez, ela ouvira dizer que o grande mar gostava de levar aquele por quem fosse apaixonado, mas Claudia nunca dera ouvidos à tamanha tolice. Ora, veja se isso podia ser verdade. Entretanto, a pequena vila de pescadores ultimamente colecionava mulheres viúvas, mas que drama presente. Mesmo enrolada em todas aquelas fazendas, o vento soprava tão fino que “agulhava” a sua frágil pele. Os seus maxilares davam o compasso ao som que era extraído de seus dentes rangendo de frio. Já passava do meio dia quando as gaivotas já não aplainavam aquele lugar, alguns pescadores a fitavam de longe sabendo que algo de pior poderia ter acontecido. Começou a chuviscar, molhar cada milímetro daquele píer, se a chuva não apertasse seria um alívio, mas ela apertou fazendo poeira no ar.
- Querida venha, ficará doente se continuar aí. – Disse uma mulher próxima a ela.
- Eu o espero sempre que ele volta do mar, e hoje não será diferente. – respondeu Claudia apesar da longa espera ainda muito otimista.
- Não seja tola menina. O mar está revolto impossível eles atracarem. – justificou a mulher.

 Cláudia sem responder continuou lá, a sua fé era tão grande, que por sua certeza poderia desfazer qualquer maldição ou encanto. Agora já era tarde, não poderia fazer mais nada, a única coisa que lhe restava era voltar para casa. Cláudia caminhou em passos lentos, e a cada gritou no píer ela pensara ser o Marcos e o seu coração se enchia de emoção, mas quando checava com o olhar, a sua decepção tomava lugar.
 Dois dias depois e nada do Marcos voltar, ela então se esforçava a lembrar de cada palavra dita por ele durante esses cinco anos de união. Claudia e Marcos sempre foram muito juntos, juravam e juravam amor eterno, viver sem o outro era algo impossível, mas a Claudia hoje soluçava por cada minuto sem ele. A sirene soou Claudia então, correu para o porto, as suas pernas não conseguiam correr de acordo com a sua vontade e por isso, vários tombos foram vistos, mas se refazia após cada um. Assim que chegou ao píer, era tudo mentira, não era o pesqueiro do Marcos, e sim um teste de rotina feito pelo técnico.

 Claudia então, sentou-se à beira do mar e deixou que as suas águas lavassem os seus arranhões, pois quem sabe, ele não perceberia que a amada do Marcos o esperava e o devolvesse enfim.  Entretanto, não seria tão fácil assim, o mar não se contentava com pouco sempre queria mais daquele que o desafiava, Claudia decidiu então naquele dia entrar mar e ir atrás do seu amado, não sabemos o que de fato aconteceu porque ninguém mais soubera do Marcos e da moça Claudia.

 
 
Conto publicado no livro "Contos de quem passa... de quem entra... de quem sai... " - Dezembro de 2015