Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Bruna Longobucco

Eu...
Sou Bruna Longobucco, autora de Belo Horizonte/MG e comecei a divulgar meus trabalhos em 2004. Além de ter minhas obras presentes em diversos sites literários, entre seletivas e concursos, já participei de mais de trinta antologias e de outras publicações, como artigos em jornais. Como autora independente, edito o site www.brunalongobucco.com e já publiquei quatro livros: O menino que tecia sonhos (CBJE, 2004); Além das nuvens (Escritório de Histórias, 2005); Luz do sol (CBJE, 2006) e O vale da liberdade (Editora Protexto, 2007). Graduada em Comunicação Social e Direito, atualmente, estou iniciando minha carreira como Advogada. Para o futuro, pretendo me especializar em produção de textos.

Comecei assim
Desde pequena, sempre gostei de histórias. Histórias contadas principalmente por meu avô e minha irmã. Foi assim que a Literatura entrou em minha vida e, desde a infância, tornou-se uma grande paixão.
Eu acredito realmente que escrever é um dom. Um talento que nos escolhe, já que a inspiração chega em momentos inesperados e vem de forma arrebatadora. Com isso, não estou colocando de lado a importância da técnica, da leitura e do exercício constante da escrita.
Também não deixa de ser uma necessidade; a forma que o autor tem de passar sua mensagem para o mundo; de dar vida ao que num primeiro momento só existia em sua mente.
A arte, eu entendo como a manifestação do mundo interior do artista, ou seja, a habilidade que ele tem de transmitir suas idéias, de sensibilizar ou de criar algo capaz de mexer com as pessoas.

Nada fingido, nada forçado
Em um certo momento, que não sei dizer bem quando aconteceu, minha obra tornou-se parte de minha vida ou minha vida tornou-se parte de minha obra.
Como a obra reflete a pessoa do autor, ela traz muito de sua verdade. E, claro, muitas vezes o contorno da verdade que ele gostaria de reconstruir ou simplesmente construir. Porém, a fantasia também é um elemento da obra e, em certas obras, tem um espaço bem maior do que o que tem a verdade. É como posso descrever a relação entre minha vida e minha obra.
O maior compromisso do autor é a arte, se arte é o que ele realmente traz em sua alma, em seu coração. Nada fingido, nada forçado. No entanto, temos também um compromisso com a realidade, já que não podemos fugir do nosso contexto. É importante entender que nossas obras conseguem influenciar as pessoas e até mesmo a realidade.

Autores preferidos
São muitos autores e obras, mas posso citar João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, José de Alencar, Rubem Alves, Machado de Assis, Rainer Maria Rilke, Jane Austen e Judith McNaught.
Um livro a ser citado é "Cartas a um jovem poeta", de Rilke.
Não posso citar um livro como o que mais me impressionou. Todos os livros que posso ler trazem algo de novo; marcam uma passagem da minha vida; enfim, em cada momento vem um que mais me impressiona.

A CBJE
Conheci a CBJE em 2004 e foi onde publiquei minha primeira poesia – A lembrança. Apesar de escrever desde pequena, eu não cogitava a idéia de publicar meus trabalhos. Desde então não parei mais e me surpreendi e venho me surpreendendo com o que estou conseguindo. Para quem está começando, a CBJE exerce, sem dúvida, um trabalho de referência.

Um conselho
O autor iniciante precisa saber o quanto é difícil levar seu sonho adiante. Além do talento, existe a responsabilidade e o cuidado que devemos ter em relação à obra. Um cuidado que exige não apenas esforço, mas conhecimento e leitura. É preciso persistência, dedicação e motivação. Humildade para querer aprender e coragem para continuar tentando. Sem patrocínio e referências, começar pode parecer inviável. No entanto, as oportunidades existem e, mesmo com todas as dificuldades e não são poucas, nada supera o prazer de ver uma obra ganhar vida própria e chegar até os leitores.

...

"Sim. Eu, você e mais um tanto de nomes ao nosso redor, somos apenas seres humanos comuns, às vezes frágeis, outras fortes, há momentos em que nossa luz se ofusca e outras em que brilha intensamente, mas algo sobressai, nossa capacidade de continuar, buscar, aprender, crescer, recomeçar e expandir.
E é nessa forma de expansão que mostramos nosso lado mais bonito, porque além de tudo, fomos capazes de ir além do espelho e levar nosso carinho onde, vozes silenciadas, negadas, esperavam apenas um gesto de amizade. Apenas um gesto de interesse ou atenção.Embora possuíssemos todas as imperfeições terrenas, não conseguimos nos adaptar à indiferença. Não optamos por nos proteger da dor. Nossa opção foi a vida... viver em todas as versões, sentindo cada uma das formas em que o mundo se manifestou."


Contato:bruna@brunalongobucco.com


Bruna publicou, pela CBJE, três livros, sendo que o primeiro em 2004, alguns deles já em segunda edição.


Um outro olhar
2008


O menino que
tecia sonhos
2004


Luz do Sol
2006