Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Maria Helena S. Ferreira Camilo C. Lucas

Quem sou
Sou uma pessoa alegre, romântica e carinhosa. Gosto brincar, ouvir as pessoas, de ler um bom livro, ver um bom filme, enfim gosto de tudo que lembra a vida e a alegria. Nasci em Patos de Minas, MG, mas vim para Lagamar, MG, onde moro, com dois anos de idade. Tenho o Curso de Técnico Redator e também de Magistério, atualmente estou cursando Pedagogia pela Faculdade Federal de Outro Preto. Herdei a profissão do meu pai que era Tabelião, estou designada como Oficial do Cartório de Registro Civil e Notas de Lagamar desde 1981. Sou casada e tenho um casal de filhos. Sou defensora dos conceitos éticos e familiares.

Como surgiu o meu interesse pela poesia
Desde minha adolescência tenho sido motivada a escrever. Comecei com um trabalho escolar que me interessou muito e eu escrevi quase um livro, mas depois passei muitos anos ocupada com outras coisas e deixei esse dom meio adormecido. O estranho é que hoje sou muito mais ocupada e encontro tempo para escrever mais. Passei a me dedicar mesmo, a partir do ano de 2003 quando resolvi para concluir um romance e desde então não parei mais, passei também a escrever poesias e contos. Creio que escrever é um dom e para aqueles que o têm escrever torna-se uma necessidade. Se a gente não escrever a vontade fica retida, prendendo algo em nós que não sabemos explicar. Acho ainda que escrever é uma arte, mas não me qualifico mais artista que as outras pessoas, pois acredito que todos nós o somos de alguma forma. Admiro a pintura, sou amante do teatro, gosto das esculturas, da música, do artesanato, trabalhos manuais, enfim toda forma de expressão artística.

Minha vida e a minha obra
Escrevo de forma simples e objetiva e creio que em tudo que fazemos nós deixamos um pouco de nós mesmos, e na arte isso pode ser ainda mais percebido. Nem sempre retrato a verdade, muitas vezes minhas obras são frutos de minha imaginação e fantasia. Penso que a fantasia, o sonho e a esperança tornam as pessoas mais leves e mais felizes, mas escrevo também sobre fatos da realidade e problemas mundiais. O artista certamente tem um peso maior de responsabilidade em disseminar o belo e denunciar o que está errado.

Meus autores preferidos
Quando jovem li O pequeno príncipe e Pollyana. São livros que os professores deveriam indicar aos adolescentes. Gosto muito de Machado de Assis e vejo em Dom Casmurro, um livro que não fica velho nunca. José de Alencar, Jorge Amado, Bernardo Guimarães e os clássicos brasileiros. Amo os versos singelos de Cecília Meireles, o grande poeta Mário Quintana, Fernando Sabino e tantos outros. Ultimamente estou lendo e gostando muito dos poetas contemporâneos. Um livro de que gostei muito foi O Velho e o Mar de Ernest Hemingway que li várias vezes.

CBJE
Conheci a CBJE pela internet, porque eu estava procurando uma editora que tivesse o perfil que eu precisava para editar meu primeiro livro. Como sempre, nós os iniciantes, não temos dinheiro, nem experiência. E nessa Editora, encontrei tudo que eu procurava: ela oferece a oportunidade de publicar em pequenas tiragens com preços acessíveis a quem sonha com seu trabalho publicado. Confesso que conhecer a CBJE e toda a equipe, me fez eclodir para o mundo da literatura. O fato de estar sempre em contato para a publicação do livro, me proporcionou a oportunidade de enviar poemas para serem analisados e publicados. Eu que não escrevia poesias, fiz uma e a enviei, esta foi classificada e publicada antes do livro que estava em fase de projeção e para minha surpresa, essa mesma poesia foi classificada no documentário da CBJE entre as 150 melhores de 2007. A partir daí, vários trabalhos meus foram publicados. Através da editora, conheci outros escritores que hoje são meus amigos e com os quais troco experiências. Posso afirmar que na CBJE eu nasci para a poesia e isso está fazendo um bem enorme para minha vida.

Àqueles que estão começando
Que leiam muito e escrevam tudo que lhes vier à mente, mesmo que não lhes pareça importante, depois de escrito a gente aprimora e eles vão tomando forma de poema, de conto ou até de um livro, como o meu. Uma poetisa mirim de 9 anos de idade da CBJE, Victória Falavigna, quando interpelada sobre como é que ela guardava as idéias, disse: “ Quando as idéias aparecem eu escrevo, senão elas desaparecem...” Essa frase me ajudou muito porque às vezes eu tinha uma idéia legal, mas deixava para escrever depois e sempre perdia a parte mais preciosa da poesia. Digo ainda que acreditem em seus projetos e que valorizem bastante as obras que são capazes de criar.
...
Quando adolescente, minha professora de português do segundo grau Dona Maria José de Araújo, pediu que fizéssemos um texto, mas que soltássemos a nossa imaginação e tentássemos escrever livremente, deixando fluir nossas idéias. Ela queria ver a nossa criatividade. Pediu então que continuássemos a história alongando-a, dando-lhe forma de conto e marcou um dia para entregar esse trabalho.
Eu comecei a escrever uma história criada e não conseguia colocar um fim nesta. À medida que os dias se passavam a minha história ganhava novos personagens e novos cenários, até que eu percebi que minha imaginação daria para escrever um livro.
Quando chegou o dia de entregar o trabalho, eu empolgada com a história, não tive tempo de acabá-la e nem mesmo de passá-la a limpo. Acheguei-me à mesa de Dona Maria, com uma porção de folhas nas mãos e timidamente disse: “Dona Maria, não consegui terminar o trabalho, a minha história ficou muito grande e não consigo chegar ao fim”. Ela me olhou nos olhos e disse: “Não tem problema Maria Helena, eu vou corrigi-lo assim mesmo”. Ela leu aquelas folhas de rascunho, me deu nota 10 no trabalho e me incentivou muito a continuar. Lembro-me de que ela comentou o fato em toda a escola.
Na verdade, meus dons para escrever nasciam ali: e eu escrevi um romance, “A garota repórter”, uma história sobre a usina nuclear de Angra dos Reis, que eu nunca publiquei e que com o tempo aqueles rascunhos até se perderam.
Ano passado, publiquei meu tão sonhado livro, outro romance “Resgate de Sonhos” pela Editora CBJE. A noite do lançamento na Câmara Municipal de minha cidade teve uma presença de mais de duzentas pessoas.
Quando passou o lançamento, eu fui à casa de Dona Maria, hoje já velhinha e levei para ela um exemplar do livro. Ela se emocionou tanto que até chorou. Leu o livro e enquanto lia, contava a história para o marido que nunca havia lido nada antes e este também o leu. Hoje ela conta a todas as pessoas da cidade: “Ela foi minha aluna”... isso é gratificante.

Contato:pcamilos@netsite.com.br


Maria Helena publicou em 2008, pela CBJE, o seu primeiro livro: "Resgate de sonhos".