Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Alice Daniel

Quem sou
Maria Alice Daniel, ou apenas Alice Daniel, nascida em Porto Alegre, cidade que amo e morando em Salvador com meus dois filhos. Sou pedagoga. Lecionei grande parte da minha vida para crianças entre 8 a 11 anos. Amo crianças e, por incrível que pareça, elas me amam também. É gratificante após mais de 20 anos ser reconhecida por ex-alunos como alguém especial e importante na vida deles. E é essa sensibilidade que me acompanhou na vida profissional, que também me acompanha no que mais gosto de fazer: escrever.

A poesia sempre esteve presente na minha vida
Lembro minha avó materna ensinando para as netas pequenas, poesias de Olavo Bilac. Aos 12 anos, descobri os livros do meu pai. Uma variedade enorme de estilos: poesia, mistério, romance. Li, nessa idade Exodus, de Leon Uris. Marcou-me, talvez pela pouca idade que tinha. Aos poucos comecei a escrever poesia. Acho que na adolescência ela é a forma de exorcizar o desconhecido ou o novo. Cheguei a colocar num caderno o que fazia, mas perdeu-se em meio às mudanças. E foi numa dessas mudanças que parei de escrever. Foram 15 longos anos sem inspiração. Quando a Internet entrou na minha vida, um mundo novo de poetas e escritores invadiu-me. Leminski, Florbela Espanca, entre tantos outros. Recomecei escrevendo em Blog’s. Aos poucos a poesia voltou a morar em mim.

Sem compromisso com a verdade
Escrevo tudo o que vivo, mas nem tudo que escrevo eu vivo. Não tenho compromisso com a verdade. O meu compromisso é com a emoção captada por uma palavra, um gesto, um sorriso, uma lágrima... Escrevo por que me faz bem. Escrevo sem obrigações. Escrevo porque amo escrever.

A CBJE
A CBJE tem uma profunda importância nesse meu processo de escrita. Não lembro ao certo como a encontrei. Talvez nessas minhas pesquisas por editoras. Comecei enviando poesias para as Antologias. Estímulo maior quando meu poema “Metamorfose” foi publicado no Panorama Literário Brasileiro, edição 2006/2007 como um dos 100 melhores poemas de 2006. Meu livro “Que curso tomou meu rio” foi editado pela CBJE em 2007. Escrevo poemas, sonetos, poetrix, prosa e agora, aventuro-me na poesia infantil. Um novo desafio (não é o que encontramos na vida?).

Para quem está começando
A quem começa tenho pouco a dizer: abusem da emoção, da sensibilidade. Entretanto, para mim, algo é essencial: a sonoridade do que se escreve. Seja leve ou forte é preciso atingir a alma de quem lê.
Essa será minha eterna busca.

Contato:alicedaniel@terra.com.br


Alice Daniel
publicou em 2007,
pela CBJE,
o seu livro
"Que Curso
Tomou meu Rio?"
.