Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Thelma Regina Siqueira Linhares

Eu
Eu sou Thelma Regina. Geminiana de 22/05/1954, nascida em Fortaleza/CE, mas desde a infância vivo em Recife/PE, portanto, duplamente nordestina. Eu sou Thelma Regina Siqueira Linhares. Professora, com formação em Magistério. Socióloga, com Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais, embora não tenha trabalhado nessa função. Pesquisadora de folclore: o ponto inicial de minha aprendizagem de escritora. É com esse nome que escrevo minha história na literatura.
Eu sou Thelma Regina Siqueira Linhares Alexandre Monteiro, pois, após meu casamento com Edvaldo, acrescentei esses dois sobrenomes.

A leitura em minha vida
A leitura chegou como presente ao terminar a Alfabetização: a coleção Reino Infantil, presente de papai Nami e de mamãe Ivanice. As horas livres, divididas com outras leituras - Tesouro da Juventude - e brincadeiras de bonecas com minha irmã Edna Maria. As histórias contadas por madrinha Getrudes traziam a linguagem simples e rural, que eu não conheci na infância. As tias maternas, Beta, Nida e Dulce, proporcionaram outras leituras, já na adolescência, através de seus acervos e presentes em livros. Freqüentei bibliotecas escolares e públicas. Comecei a montar a minha pequena biblioteca. A profissão de professora reforçou, naturalmente, minha ligação com a leitura e com a escrita. E, em casa, após o nascimento de Sthella e Rodrigo (meus filhos) e de Raimundo Júnior (meu sobrinho) esse vínculo ficou mais estreito e prazeroso. Muitas leituras foram marcantes ao longo de minha vida. Um livro inesquecível, na adolescência, foi O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Tentei nomear autores e autoras brasileiros, que já li e releio, em um momento ou outro, mas, tarefa gigantesca! Sem observar cronologia ou gênero literário, pelo menos, teria uns trinta nomes... o que provocaria enfado à essa leitura. Uma observação, no entanto, acho pertinente: pode acontecer que numa primeira leitura não haja a troca, a tão esperada troca, entre autor/a leitor/a. Insistir, em outro momento e não sair propagando mal... porque nem sempre a primeira impressão é a que fica.

Aprendiz de escritora
Meus primeiros escritos foram os trabalhos e as redações escolares - alguns, pela originalidade, traziam palavras incentivadoras das professoras de Português - mas nada que motivasse a vontade de escrever além. Nem mesmo os caderninhos de pensamentos e de versos (quadrinhas) colecionados na adolescência. Nem, ainda, o exemplo de tia Dulce A. Siqueira, poetisa, com vários livros publicados e ativa participação em jornais e periódicos literários.
Os primeiros escritos de verdade, resultaram de pesquisas folclóricas, autônomas e encorajadas pelo folclorista Mário Souto Maior. Temas diversos foram abordados e publicados pela FUNDAJ-Fundação Joaquim Nabuco, na série de micromonografias. Após um longo intervalo, voltei a pesquisar e escrever sobre folclore, relacionando os temas abordados à educação. Um tempo depois, comecei a escrever poemas, contos e crônicas. Descobri a internet e alguns sites sérios e interessantes. Entre eles, a CBJE onde participo com muita alegria! Escrever é uma necessidade, todavia preciso de motivação para tal. Pode ser uma emoção, uma situação inesperada, uma observação. O texto poético, então, se realiza mais facilmente. O dizer poesias em recitais é uma experiência recente e gratificante.

A CBJE
Descobri a CBJE por acaso, navegando... E que descoberta! Já se vão mais de 5 anos. Minha primeira participação foi na antologia Painel Brasileiro de Novos Talentos (23º volume, em agosto de 2003). E fui virando figurinha carimbada... Na Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos (volumes 5, 16, 30, 31, 33, 34, 35, 38 e 41), na Antologia de Contos Autores Contemporâneos (volumes 1 e 6) e na coletânea Novos Talentos da Crônica Brasileira (volumes 1 e 6). Nos projetos anuais: Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea (Edições 2005 e 2006), Panorama Literário Brasileiro (As melhores poesias de 2005, 2006 e 2007), Os Donos da Vida (edição 2005), Os Mais Belos Poemas de Natal (2007), Palavras Verdes (volume 1) e Os Mais Belos Poemas de Amor (2008). Tenho vários textos sobre literatura de cordel publicados on line e ainda estou na galeria da CBJE! A CBJE é sempre uma referência literária por excelência! E, ainda, realiza sonhos!

Para quem está começando
Escreva, escreva e escreva! Busque sempre a melhor palavra para expressar o seu pensamento e a sua emoção. Leia, leia e leia! É sempre uma prazerosa viagem. Estude, estude e estude, sempre! Independente, se você tem 8 ou 88 anos, ou mais! A vida é uma aprendizagem diária e contínua, como o ato de escrever, ambos tão relacionados. Desengavete seus escritos! Escreva seus sonhos! Faça da escrita um lazer ou uma terapia. Participe de concursos literários. Venha para a CBJE!

Contato:thelmalinhares@gmail.com