Regulamentos Como publicar Lançamentos Galeria Contato
Projeto Saber Cordel Edições especiais Imprensa Como adquirir

ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Oséias Santos de Oliveira

Um pouco sobre mim...
Oséias Santos de Oliveira, gaúcho, 33 anos, residente em Santa Rosa – RS. Sou professor, atuando na escola pública na função de diretor escolar. Membro e vice-presidente da ASES – Associação Santa-rosense de Escritores. Tenho formação superior em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura, pela UNIJUÍ/ RS – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e também bacharelado em Teologia, pela FAETEL, Faculdade de Educação Teológica Logos/ SP. Na busca pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional cursei a Pós-graduação em Língua Portuguesa, na Faculdade Plínio Augusto do Amaral/ SP e também em Supervisão Escolar, pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação, pela UPF/RS – Universidade de Passo Fundo.

A arte de escrever: uma necessidade de compreender a vida
O interesse pela literatura vem da infância, nos primeiros contatos com os livros infanto-juvenis, em bibliotecas escolares ou públicas. Sempre tive um gosto especial pela leitura, o que despertou também a aproximação com a escrita. No Ensino Médio, comecei a escrever contos, poesias e crônicas, as quais encaminhava a meus professores de literatura, que sempre incentivaram a minha produção. Em 2002 participei de um concurso nacional de literatura, sendo este trabalho classificado como finalista e publicado na obra “Mentira em Tons de Verdades”. A partir de então, participei de diversos concursos literários, com publicações em antologias. Participando da ASES – Associação Santa-rosense de Escritores pude integrar-me a outros escritores e juntos buscamos fomentar a cultura, em especial a literatura, tanto em nossa cidade como no Estado do Rio Grande do Sul e até mesmo em nível nacional, com uma proposta de publicação de pelo menos uma obra local a cada ano.
Compreendo o processo de escrita como uma necessidade cada vez mais valorizada, especialmente num contexto onde a leitura e escrita são relegadas a um plano secundário, quando outras artes parecem invadir nossas casas e nossas vidas. O ser humano tem necessidade de fala sobre aquilo que sente, que vivencia, que experimenta. A literatura propicia este momento único de reflexão do autor com a própria existência. Quando escrevemos, explicitamos nossas angústias, socializamos informações e, além disso, buscamos descobrir o belo e o bom da vida, escondidos em instantes fugazes e quase despercebidos do cotidiano.
Escrever é uma arte. O escritor brinca com as palavras assim como um pintor distrai-se com seus pincéis e tintas, como um bailarino que se entrega com leveza e desenvoltura a sua paixão, do mesmo modo que um músico executa com sensibilidade seus acordes. Somos todos artistas a revelar os mistérios da existência e a magia da vida, transformada em realidade nos olhos daqueles que nos lêem.

A escrita e a valorização do sentimento do autor
As minhas produções, especialmente as poéticas, revelam muito de mim. Através da poesia, deixo falar a voz interior, fluir os sentimentos, as percepções do mundo e as denúncias da realidade social. O compromisso do autor não se restringe apenas ao mundo da fantasia, mas vai além deste aspecto, pois pode assumir uma postura de crítica da realidade ou mesmo de inconformidade com as muitas situações de falta de compromisso frente aos infortúnios existenciais e desajustes sociais.

Meus poetas favoritos
Mário Quintana, com sua poesia singela e sutil encanta ao poetizar o cotidiano, as ruas, as moças, os meninos, o vento, as coisas pequenas... Este é um dos meus poetas favoritos, mas, além dele, considero Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade como clássicos de nossa poesia brasileira.

A CBJE: incentivando a produção literária brasileira
Conheci a CBJE através da internet e desde então tenho encaminhado minhas produções, com várias delas publicadas nas antologias. A CBJE tem uma importância significativa no meu crescimento enquanto autor, pois a proposta possibilita que as produções literárias sejam publicadas e aos poucos os autores revelem seus talentos. A troca de impressões entre os diversos autores que possuem seus trabalhos revelados nas antologias da CBJE tem sido um elemento altamente significativo e motivador. Não estamos sozinhos. Na caminhada encontramos pessoas amigas, que sonham os mesmos sonhos. Outros possibilitam que sonhos sejam transformados em realidade. Neste particular, só tenho a elogiar a relevante atitude de toda equipe da CBJE que desenvolve um projeto permanente de engrandecimento da arte literária brasileira.

Palavras de incentivo aos jovens escritores
Escrever é uma atividade prazerosa, que nos enche de motivação frente à vida. Aos escritores que estão iniciando esta aventura no mundo da literatura, deixo minha palavra de incentivo. Escrevam, escrevam... e escrevam. Somos eternos aprendizes. Deixem o sentimento falar, deixem a razão expressar. E do atrito entre sentimento e razão belos textos nascerão, para o deleite de leitores ávidos por conhecimento e especialmente famintos de cultura.

Aprendiz

Aprendi que sozinho
não se faz um amanhã.

Aprendi que juntos
construímos um caminho.

Aprendi que sozinho
meu canto é triste.

Aprendi que juntos
vencemos barreiras.

Em minhas experiências
descobri que sou um eterno aprendiz.



Contato:oseias.ol@uol.com.br



Regulamentos Como publicar Lançamentos Galeria Contato
Projeto Saber Cordel Edições especiais Imprensa Como adquirir