Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Auxiliadora Maria Martins da Silva

Quem sou
Auxiliadora Maria Martins da Silva, mulher, negra, esposa, mãe, avó, sogra e educadora. Pedagoga com Mestrado em Ensino das Ciências e cursando o Doutorado em Educação na UFPE, e formadora do CEEL - Centro de Ensino em Educação e Linguagem da UFPE. Sou de Olinda, capital da Cultura, em Pernambuco, no Nordeste do Brasil.

Interesse pela poesia
Desde a infância, minha mãe semi-analfabeta, tinha muito orgulho de dizer para todas as pessoas que eu, aos seis anos, já sabia ler. Sua felicidade com isso me fez aprender a importância da leitura para mim e para minha mãe.

Não creio que escrever seja um dom
Pensar em dom é acreditar que uns são capazes e outros incapazes de escrever e eu não penso assim. Para mim todas as pessoas são capazes de ler e de escrever e nos mais diferentes gêneros textuais que circulam em nossa sociedade, contudo, para muitos falta o acesso e o manuseio cotidianos com esses bens culturais que nos fazem sentir deleite e prazer no ato de ler e escrever. Muitas vezes a própria escola faz da leitura e da escrita um processo extremamente doloroso, desgastante, levando as pessoas a desistirem ou embotar suas qualidades/capacidades/habilidades.

A escrita como uma necessidade
Considerando que vivemos em um mundo letrado onde a escrita e a leitura são bastante valorizadas socialmente e, considerando ainda o fato de que o que está escrito atinge nossa descendência e fica para posteridade, a escrita tem sido uma necessidade, para mim, que a utilizo para dizer o que sinto e penso acerca da vida, do mundo e contra as injustiças sociais que graçam em nosso país.

Relação vida/obra
Em minha obra falo de minha família(mãe falecida, marido, filhos e neta), meus outros parentes, meus amigos e grito contra as questões socias reveladoras de injustiça, contra a pobreza e ela retrata a minha verdade.

Compromisso com a verdade
Somos cidadãos e cidadãs de um país que possui problemas como o racismo, a roubalheira, a corrupção, políticos desonestos. Acho impossível ficar alheia a toda essa gama de maus acontecimentos. Não acredito em ciência ou arte neutra. Respeito a opção de quem não se compromete mas jamais poderei fingir que não estou vendo nem ouvindo as dores do outro.

Meus autores preferidos
Devo citar quatro: Henrique Cunha Júnior, Pietra Diwan, Kabengele Munanga, Jacques Dadesky e Michael Foucault. Quanto a livros, "A mulher escondida na professora", de Alícia Fernandez.

A CBJE
Telma Linhares leu minhas poesias e ficou muito impressionada porque eu as escondia e não publicava, insistiu, deu-me o site, ficou cobrando e eu, então, me inscrevi na CBJE. Você considera que a CBJE teve ou tem alguma participação no seu crescimento como autor? Sim. Todo mês eu figuro num livro da CBJE isso é lisonjeador e muito gratificante. Mostro aos familiares e amigos e todos ficam surpresos e orgulhosos, pois não conheciam essa minha faceta de poeta.

Um conselho para os novos
Mostrem suas produções, saiam dos armários, acreditem em si mesmos e, se o outro não gosta do que você faz, se o que você faz não está prejudicando ninguém, o problema é então do outro e não seu.
Acredito na vida
Acredito em mim
Acredito em você
Tenho fé na mudança
Preciso cultivar essa esperança
Todos nós havemos de ver
A paz vencer todas as guerras
A nenhum homem faltar comida
e terra
Crianças jamais serão assassinadas
A juventude toda empregada
Sem deixar de estudar
Sem o governo esmola dar
Um novo raiar do sol
Um anoitecer seguro
Ninguém com medo do escuro
Viva o Brasil país grande, forte
e com futuro!


Contato:auxiliadora.martins@ig.com.br