Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 21 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Allan Pitz

Muito prazer!
O ex-ator, e diretor teatral Allan Pitz Ribeiro de Souza, carioca de apenas 25 anos atualmente focado na carreira de escritor, Allan Pitz, foi publicado consecutivamente nas últimas sete Antologias de Contos Fantásticos da CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores, após difíceis seletivas nacionais. Teve também recentemente, dois de seus contos premiados no XXV Concurso Internacional Literário de Contos, Crônicas e Poesias, ficando com a orgulhosa sétima colocação entre os quarenta e três contos publicados; Brasileiros, Portugueses e Argentinos. Allan assina uma coluna semanal para o site autores.com.br, intitulada ‘E tudo acaba em Pitzza!’, e acaba de escrever seu primeiro livro de contos. Tira das próprias estórias o universo ambiente perfeito de suas novelas, mini-séries, espetáculos teatrais, e roteiros; prontos e em andamento. Fora outros temas condutores, para novos e promissores livros. Apontado por muitos, como detentor de uma visão cênica tão forte que, nos remete aos lugares sem descrevê-los. O escritor de formação média, responde que talvez os anos em que rondou ininterruptos pelos palcos, aprendendo direção teatral e interpretação na prática, tenham ajudado bastante nessa escrita tão própria.

O início de tudo
Quando tinha 18 anos, larguei meu estágio de publicidade no Metrô e me joguei de cabeça na carreira artística, foi quando descobri o amor pela interpretação em um curso ministrado pela atriz Miriam Pérsia, no Senac RJ. A maioria achava que eu estava louco... E estava mesmo! Contra todas as opiniões negativas e com o apoio de poucos, o morador de Piedade, subúrbio Carioca, não recuou frente às dificuldades, e buscou firme seu objetivo. Sob o nome artístico de Allan Travatti, o jovem ator ‘Kamikaze’ conseguiu atuar em muitos espetáculos pela zona sul do Rio, cidades vizinhas, e Minas Gerais. Sendo reconhecido pelo talento como ator comediante. Logo depois, já começaria a dirigir alguns trabalhos no teatro a convite de produtores amigos.

Alguém vira escritor?
Alguns receosos dirão que não; eu lhes digo que sim. Apesar de sempre ter lido muito, não tinha vontade de escrever. A escrita veio me pegando à medida que eu comecei a querer soltar do peito a minha visão da ‘coisa’, meus personagens, minhas vozes, a minha cartada... Os textos vêm naturalmente; quando as estórias e personagens pedem vida. Situações reais; fantasia... O resto são as influências e a caixa de ferramenta (gramática), que deve ser amiga, e não inimiga. Hoje durmo e acordo com meus textos e roteiros, e não me vejo de outra forma. Devo muito dessa nova fase a CBJE.

Escritores preferidos
Tenho medo de ser injusto... Gosto de muitos, então só citarei minhas grandes cachaças literárias: Carlos Drummond de Andrade, Dalton Trevisan, Julio Verne, Edmond About e Luís Fernando Veríssimo. Mas se me der uma revistinha do Ary Toledo eu leio numa boa.

A CBJE
Conheci esse ano, 2008, e não há palavra de agradecimento que valha o quanto, as publicações nesta casa valorizaram e deram visibilidade aos meus textos. Aqui se trabalha seriamente, e todos reconhecem e aplaudem um trabalho bem feito, honesto, digno, e incentivador. Parabéns CBJE! Estarei sempre divulgando e incentivando.

Jovens escritores
Também sou um deles, e aproveito para lançar um alerta: Não dêem atenção aos esnobes do caminho, filtre as informações boas e úteis; um amigo meu costuma dizer que hoje temos um entendido literário em cada esquina, maiores talentos contemporâneos aos montes... Mas no fim lembraremos de poucos. Sua escrita é a sua escrita. Vem do seu DNA, da sua vivência, do seu sangue, da pouca capacidade usual de seu cérebro misterioso. Não da repetição enfadonha e rançosa de regras ditadas por brilhantes esquecíveis, e tosadores. Chegar lá depende de você. Pensaremos nos editores como peixes sedentos por iscas de originalidade e talento; e esqueçamos a crueldade dos tubarões.
---
Minha vida é um emaranhado de textos, muitos dos meus contos e livros (a serem lançados brevemente) acabaram por inspirar Roteiros cinematográficos e televisivos, além de espetáculos teatrais... Meu objetivo é conseguir aliar os dois lados, e tentar fazer com que minhas obras sejam assistidas e lidas pela grande massa dentro em breve. Meu público é qualquer um; quero fazer com que seja assim. Quero que todos entendam e sintam algo; bom ou ruim. Estabelecer conexões com a reflexão, seja ela secreta ou não.

Um sonho
Que todos consigam viver do trabalho que escolheram. Que a demagogia não engula definitivamente os escrúpulos e a vontade de fazer.

Contato:apitz100@yahoo.com