Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Marco Antonio Hruschka Teles

Quem sou eu...
Meu nome é Marco Antonio Hruschka Teles, tenho 22 anos de idade, sou universitário no último ano do curso de Letras - Português/Francês, pela Universidade Estadual de Maringá, participo de projetos dentre os quais se destaca o projeto de iniciação científica intitulado "A exploração da noite: o romantismo na modernidade e na pós-modernidade". Sou apaixonado por língua francesa e literatura e, sendo assim, pretendo me especializar mais nessas duas áreas de atuação profissional-acadêmica. Quando a inspiração vem, escrevo poesias e contos, entretanto, sonho em escrever um romance. Mesmo assim, confesso que escrever poemas é o que mais gosto de fazer e o que faço com mais sinceridade e paixão. Penso que se houver um reconhecimento maior futuramente será sobretudo pelos meus versos.

Meu interesse pela poesia/literatura
Devo admitir que meu interesse por literatura surgiu dentro da academia, a partir de aulas magistrais de professores aos quais devo muito do que me torno a cada dia. Então, fui tomando gosto pela leitura e hoje não consigo me imaginar fora dos livros, fora do mundo literário. Quanto à poesia, ela está em tudo, basta ser sensível o bastante para senti-la e captá-la.

Relação vida/obra
Acho que o poeta/escritor pode ser, sim, um fingidor, mas, muitas vezes, a influência de experiências próprias é clara na obra de quem escreve literatura, e bem-vinda também. Nos meus escritos é fácil encontrar meu coração batendo, um desabafo qualquer, a descrição de uma mulher amada, alguma fuga etc., entretanto, por vezes crio alguém revoltado ou cheio de amor para dar que não é exatamente nenhum de nós e ao mesmo tempo uma parte de todos, pois temas universais como o amor e a morte, por exemplo, encontram-se impregnados no mais fundo de nosso ser.

Meus autores preferidos
Tenho alguns ídolos nos quais me espelho e que claramente me influenciam, o topo da pirâmide é ocupado pelo escritor português José Saramago, maestro da narrativa, filósofo-poeta na arte de escrever. Aqui no Brasil, admiro e leio muito Clarice Lispector e Machado de Assis, que assumem juntos o segundo lugar em minha preferência com relação à prosa, ambos me encantam, cada um com seu estilo. Quando o assunto é poesia, venero Fernando Pessoa, todos os poetas do mundo em um só. Entretanto, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Florbela Espanca, Shakespeare, Casimiro de Abreu, Camões, Pablo Neruda, Olavo Bilac têm lugar sagrado em minha biblioteca.

A CBJE
Conheci a CBJE por meio de uma amiga que já publicara seus textos no site. A Câmara Brasileira vem abrindo portas para a divulgação do meu trabalho, divulgando meus textos e dando a devida importância ao escritor iniciante, que deveras precisa de apoio para se lançar ao mundo artístico. Parabéns à CBJE pela iniciativa de buscar novos talentos, pretendo continuar a publicar meus escritos por aqui.

Para quem está iniciando...
O conselho é simples e natural: escreva! Escreva o que se sente, o que se pensa, e uma hora a oportunidade aparecerá e alguém se identificará com tua palavra e ou com teu estilo. Procure maneiras de divulgar o trabalho e de se aprimorar quanto à sua maneira de escrever. Ou faça como eu, escreva por prazer.

Contato:marcoteles@hotmail.fr
Blog: http://www.letralirica.blogspot.com