Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Messias Vilela

Quem sou eu
Meu nome é Messias Vilela, tenho pouco mais de vinte anos. Nascido e criado no interior de Minas Gerais, sou amante da Arte como forma de libertação e expressão. A música e literatura são uma constante em minha vida. Todavia a primeira me reservo ao direito de apenas apreciá-la. Já na segunda, arrisco alguns rabiscos em versos. Formado em letras, motivo o qual já acredito tenha deixado claro, tenho como sonho viver essa literatura toda que é a vida. Ainda não encontrei uma definição sobre como sou... são várias variáveis diluídas em um só ser. Sou palhaço, simples, amigo, humilde, sonhador. Afinal são os sonhos que nos movem. E "navegar é preciso"!


A Literatura na minha vida
Meus pais foram criados na roça. Depois de se casarem resolveram se mudar para cidade. Cresci já na cidade e tive pouco contato com as origens deles. Todavia, eles me deram um presente muito grande. Desde pequeno, todas as noites meus pais contavam histórias para minhas irmãs e eu dormir. Causos, mitos, acontecimentos engraçados que aprenderam na infância e que trouxeram guardados com carinho na cabeça e coração. Com muita simplicidade nas palavras, mas com muito amor. Foi assim que se deu meu primeiro contato com a literatura. Mais tarde, na escola, em contato com os livros e as aulas de literatura essa paixão ganhou força, o que me levou à faculdade de letras, como já dito anteriormente.

Relação vida/obra
A minha obra, se dá de maneira natural. Não forço a barra para escrever um poema, um conto. A idéia vem, e aí então é trabalhada de maneira cautelosa. Tomo todo cuidado para que o que escrevo não se torne cansativo e repetitivo demais. Afinal, os temas são sempre os mesmos; assuntos cotidianos, aflições, amor, paz, solidão. Vida e obra estão e, acredito devam estar entrelaçadas. Comigo não é diferente, o que escrevo revela o que sou, como penso, como enfrento meus problemas, meus medos, meus anseios. O que escrevo, retrata minhas paixões, meus sonhos e minhas esperanças. Procuro estar à par das novidades, das atualidades, não vivo alienado porque sou poeta. Não fecho os olhos para o mundo. Pelo contrário, me vejo como mais um buscando seu espaço e tentando deixar aqui, nesse mundo, minha parcela de contribuição.

Meus autores preferidos
Meus autores preferidos são muitos. Graças a Deus, amo ler. Adoro Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, José Saramago. Recentemente me surpreendi com autores como: Carlos Ruiz Zafón e Dawn Brown. Não posso deixar de citar o mestre Drummomd , Fernando Pessoa, Luis Fernando Veríssimo, Vinicius de Moraes. Considero, até injustiça da minha parte deixar tantos autores consagrados de fora. Afinal, são muitos os nomes que contribuíram e ainda contribuem para o nosso crescimento e abrem a nossa cabeça para que entendamos melhor o mundo que vivemos.

Conheci a CBJE...
Conhecia a CBJE por acaso navegando na internet em um site de entretenimentos. Meu primeiro contato foi há pouco tempo, meio do ano passado, quando resolvi participar de uma seletiva. Confesso que já havia até me esquecido da seletiva, quando para minha surpresa tive meu trabalho selecionado. De lá para cá, todos os meses tenho participado. E se querem um conselho, participem! O prazer de ver seu nome em um livro não tem preço!

Para quem está começando
O primeiro passo para quem quer escrever é sem dúvida gostar. Nunca deixe te iludirem, tampouco te desvalorizarem - o primeiro crítico do seu trabalho deve ser você mesmo. Se você não gostou, não serve. O que não quer dizer, que tenha que desistir, refaça, quantas vezes forem necessárias, delete, apague, conserte; "A pratica leva a perfeição". Se gostou, ótimo! Está no caminho certo. Trabalhe pra isso, dedique-se, corra atrás, leia muito, aperfeiçoe-se.
A inspiração é sem dúvida nenhuma importante, mas vale lembrar que todo bom trabalho envolve a soma da criatividade ao esforço que se aplica a ele. E por último, acredite no que você está fazendo. Ouse sonhar! Ainda que ninguém te dê crédito algum e ainda que não tenha pretensão nenhuma com as suas escritas. Se o que faz, produz, escreve, servir tão somente para te deixar melhor, já terá um enorme ganho, terá desenvolvido com isso uma grande terapia.

Contato:messiasvilela@gmail.com