Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Jader Nones

Quem é você?
Sou um pássaro sem asas
Uma lua, sem sol pra refletir
Sou amante sem amor
Ou uma cinza, com a função de colorir

Sou eternidade sem o tempo
Ou fogo, que queima sem destruir
Sou botão de rosa a florescer
Ou um palhaço, despreparado pra sorrir

Sou um vento em movimento
Uma cratera, com a intenção de construir
Sou espaço, sem espaço, no espaço
Ou escuro, tentando fazer o claro ressurgir

Sou um beijo doce a bocejar
Existência, sem saber existir
Sou palavras sem papel para escrever
Sou paixão, coração, a sucumbir...

Meu nome é Jader Nones. Nasci no dia 19 de março de 1984, em Indaial-SC, porém, cresci e vivi toda minha infância em uma pequena cidade do estado catarinense, chamada Doutor Pedrinho. Aos 15 anos, ingressei na Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul (EAFRS), em Rio do Sul-SC, onde concluí o Ensino Médio e o Curso Técnico em Agropecuária. Em 2002, comecei a freqüentar o curso de Medicina Veterinária no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Lages-SC, onde me formei, cinco anos mais tarde (2006), Médico Veterinário. No início de 2008, concluí o Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro-RJ. Também em 2008, publiquei pela CBJE meu primeiro livro, intitulado Angústias. Atualmente sou aluno de doutorado da UFRJ e, nas horas vagas, dentre outras coisas, me dedico a escrever contos e poesias.


Como surgiu seu interesse pela poesia/literatura?
Meu interesse pela literatura despontou quando eu era criança. Desde aquela época já passava horas e horas lendo livros, dos mais variados estilos literários. O gosto pela poesia chegou aos meus olhos muito mais tarde, quase no final da adolescência. Durante todo esse período, sempre que possível, escrevia meus versos e minhas histórias. No entanto, apenas muito mais tarde é que surgiu, cresceu e vem se concretizando o desejo de publicar minha criação.

Como você define a relação da sua vida com a sua obra?
Escrevo porque vivo no mundo, o vejo sorrir e chorar, brincar e trabalhar, amar e odiar. E aí, com todas essas emoções armazenadas, tento transpassá-las, de alguma forma, para as entrelinhas do papel. Assim sendo, em síntese, minha obra está completamente relacionada, direta ou indiretamente, com todas as minhas experiências de vida.

Meus autores preferidos
Prefiro não ter preferências. Assim, não caio nas incoerências de uma escolha errônea, muito menos no ato falho de cometer uma injustiça. No entanto, obviamente, tive ao longo da vida algumas influências literárias importantes, como por exemplo, Machado de Assis, José de Alencar e Clarice Lispector. Também não posso deixar de registrar a importância de meu conterrâneo, Cruz e Souza.

Como você conheceu a CBJE e qual tem sido a importância dela na sua vida como poeta/escritor?
Um dia, navegando pelo mundo virtual, encontrei o site da CBJE. Foi aí que nasceu e cresceu a idéia de fazer com que meus rabiscos, guardados em gavetas, ganhassem vida. Em 2008, como disse anteriormente, publiquei meu livro de poesias, chamado Angústias e, paralelamente, comecei a participar das seletivas de contos e poesias da CBJE. Sem sombras de dúvida, posso dizer que a Editora (CBJE) tem servido, cada vez mais, como um forte estímulo para que eu continue perseguindo o caminho mágico das letras.

Que conselho você daria a quem está começando?
Atualmente, creio que o melhor conselho que posso dar é que não devemos seguir nenhum tipo de conselho. Precisamos escrever nossa própria história e, para isso, nada melhor do que termos a liberdade e a capacidade de criarmos nossos próprios trilhos, sem nos atermos a interferências externas.



Contato: jadernones@hotmail.com