Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


José Anastácio dos Santos Silva

Quem sou eu
Sou José Anastácio dos Santos Silva, brasileiro, baiano, bancário aposentado, formado em Ciências Contábeis. Além de poesias gosto muito de tocar teclado, sendo a música outra grande paixão na minha vida, notadamente música erudita, mas há espaço também para música popular, pois em se tratando de música, transito do clássico ao reggae sem nenhuma cerimônia e deixo meus filhos atônitos com tão antagônico gosto musical. Nasci em 27/04/45, na pequena cidade de Nazaré, famosa pela excelente qualidade da farinha de mandioca que produz, e também muito conhecida pela feira de utensílios de barro, que anualmente promove durante a Semana Santa, denominada “Feira dos Caxixis”. Contudo, resido há 40 anos em Salvador. Sou casado há 35 anos, importante frisar, com a mesma mulher, que além de esposa e mãe exemplar, agora exerce também a função de musa inspiradora de quase tudo que escrevo. Tenho três filhos, maravilhosos presentes que Deus reservou para mim, todos formados, sendo que os dois mais velhos são diplomados em medicina e a minha caçula em odontologia.

Gosto pela poesia
Meu interesse pela poesia vem dos primórdios da minha vida, quando ainda criança, na antiga escola primária, lá na minha pequenina Nazaré, sempre recebia livros como prêmio pelo meu desempenho durante o ano letivo. Era desta maneira que minha saudosa professora Edla Oliveira incentivava os alunos que se classificavam com as melhores médias, a se interessar pelo saudável hábito da leitura. Todavia, ressalvo que naquele tempo meu interesse se resumia apenas na leitura, pois lia tudo que chegava ao alcance de minhas mãos, porém quase nada efetivamente criei, durante toda minha juventude. Meu despertar para a arte de escrever poesias ocorreu realmente muito tempo depois, notadamente após a aposentadoria, quando dispondo de tempo ocioso passei a utilizá-lo na tentativa de “brincar com palavras”. A “brincadeira” resultou no surgimento dos primeiros poemas e dai em diante quanto mais escrevia, maior era o desejo de escrever, e assim continua até hoje.

Relação vida / minha obra
Defino a relação de minha vida com minha obra como uma intensa troca, uma verdadeira simbiose, mas seria hipócrita afirmar que tudo que escrevo tem algo a ver comigo, com minha família, com amigos ou mesmo com conhecidos, pois para nutrir pretensões de ser poeta é necessário ter o dom de fantasiar, criar e recriar estórias, umas cheias de verdades outras nem tanto assim. Digo até que, o poeta é capaz de criar estórias que chegam a ser verdadeiras “antíteses daquilo que ele crê, ou vivencia”. No meu poema inédito, intitulado Controverso, há um trecho onde digo que “para poema escrever é preciso que a cabeça dite e a mão escreva, algo que ao coração de quem veja, nunca foi dito, mas há tempos almeja”.

Autores preferidos
Quanto aos meus autores preferidos, como já falei, na juventude gostava de ler tudo que me caía nas mãos, hoje porém estou mais seletivo, e dou preferência aos “monstros sagrados” da nossa literatura. Não resisto a um livro de Ariano Suassuna, Ferreira Gullar, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Thiago de Mello, João Ubaldo Ribeiro, este inclusive é natural de Itaparica, cidade localizada na ilha do mesmo nome, situada entre Nazaré e Salvador, e gosto também de muitos autores latinos como Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, ou europeus como Fernando Pessoa, Camões, Brecht, Shakespeare etc. Recentemente, com a publicação pela CBJE das Antologias on-line, tenho lido e gostado de muitos dos novos poetas que a CBJE tanto tem ajudado a divulgar.

A CBJE
Conheci a CBJE através da Internet, e posso assegurar que a partir daí, eu que achava quase impossível a publicação dos meus trabalhos literários, uma luz foi acesa no final do túnel, pois na CBJE já publiquei alguns poemas e muito em breve pretendo publicar meu primeiro livro. A CBJE veio para preencher uma lacuna no meio editorial, sendo a maior incentivadora de todos que pretendem iniciar carreira literária, uma vez que proporciona todo tipo de orientação, incentivo e apoio aos novos escritores.

Para quem está começando
Conselhos a quem está começando, apesar da minha idade, sinto-me verde para dar, pois também sou iniciante nesta arte de escrever. Apenas posso dizer que acho importantíssimo não se deixar influenciar por elogios exagerados, notadamente de parentes ou amigos, porque são “críticos” influenciados pela afinidade; portanto “não confiáveis”; também não permitir, em hipótese alguma, que a opinião pessimista de algum pseudo crítico, venha inibir ou mesmo matar, um talento que está emergindo, quem sabe para o sucesso ! Ter sempre os “pés no chão”, ter consciência que na vida tudo passa por um processo de aprendizagem e que na criação literária não poderia ser diferente. Nunca se afastar de bons livros, pois o talento é primo-irmão do conhecimento. Por fim, não duvidar jamais do seu próprio potencial, pois este descrédito é um contundente inibidor do talento, podendo até mesmo vir a sufocá-lo no nascedouro.


Contato: joseanastacio@ibest.com.br