Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Julio Cesar Novaes Ferreira

Quem sou
Nasci em Minas Gerais, numa cidade encravada no meio da Serra da Mantiqueira, chamada Santa Rita do Jacutinga. Atualmente resido em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo. Como alguém me disse uma vez, que eu seria um sonhador, talvez por isso é que carrego um dom a mais para escrever contos que façam outras pessoas sonharem também. Trabalho na Companhia Telefônica de São Paulo, na cidade de Taubaté, como técnico em telecomunicações.

Meu interesse pela Literatura...
Desde os tempos do “ginásio” (atual 1º grau), quando a professora de Português pedia para fazer uma redação, eu me animava... Escrevia, e a nota sempre vinha acompanhada de elogios que só aumentavam meu prazer sem saber direito o que acontecia. O tempo passou e sempre estava escrevendo crônicas e pequenos contos nas horas de lazer, até que resolvi fazer um estudo genealógico sobre a origem da minha família - Novaes - e em 2003 ficou pronto o livro “A Família Novaes de Minas”, na sua primeira edição, e que fez o maior sucesso. Fiquei muito lisonjeado com o reconhecimento do meu trabalho e em saber que muitos adoraram as inúmeras histórias que escrevi sobre os descendentes mais velhos. A segunda edição foi inevitável e mais agradecimentos me incentivaram a editar os contos que havia esboçado há algum tempo. E com a descoberta da CBJE pude tornar possível um sonho, e passar a todos um pouco daquilo que gosto de fazer que é escrever. No primeiro livro editado pela CBJE (Encontro Inesperado), foi mesmo “inesperada” a repercussão. O segundo, foi pelo mesmo caminho (A força de um destino) e me deixou com força para construir um terceiro que logo será editado.

Relação da minha vida com a minha obra
Quando estou escrevendo me transporto para os ambientes que vivencio, linhas e frases vão se formando e uma história simples de entender brota espontaneamente. Como nasci num lugar privilegiado pela natureza, não foi difícil buscar inspiração para escrever contos da vida cotidiana da roça e fantasias de uma cidade pequena que estão nos livros editados pela CBJE, que são: “Antologia de Contos Fantásticos 17”, “Seleta de Contos de Autores Contemporâneos 2008” e “Contos Selecionados de Novos Autores Brasileiros - 2009”, sendo lidos por muitos, inclusive pela internet.

Autores preferidos
Admiro muitos autores,como Sidney Sheldon, Machado de Assis, Jorge Amado, e tantos outros conhecidos e desconhecidos que, escrevendo, “sonham” como eu.

A CBJE
A descoberta da Câmara Brasileira de Jovens Escritores foi mesmo o que de mais importante aconteceu no meu caminho de pequeno escritor. Só mesmo através da iniciativa tão grandiosa que esta casa proporciona é que o trabalho da escrita se concretiza.

Uma palavra para aos novos
Àqueles que queiram entrar para um mundo de “sonhos”: vão em frente! Escrevam, simplesmente, e deixem a sua alma falar, e contem com a ajuda da CBJE, este é com certeza o melhor caminho para realizar os seus sonhos.


Contato: juroferreira@ig.com.br


Julio lançou, em 2009, pela CBJE, o livro "Encontro Inesperado".