Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Valéria Victorino Valle

Quem sou eu
Valéria Victorino Valle, 48 anos, nascida em Anápolis-Goiás. Meus pais são Aristides Victorino e Lúcia Martins Victorino. Sou casada com Joaquim Pereira Valle Neto, tenho dois filhos, Vera e Everton, e um genro querido chamado Thiago. Sou formada em Letras pela FACEA, hoje Universidade Estadual de Goiás-UEG, pós-graduada em Literatura Brasileira pela PUC-MG e Administração Educacional (Universo). Sou professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior de Língua Portuguesa.


A literatura em minha vida
Aprendi a ler e escrever aos 4 anos e não parei mais porque acredito que a literatura perfuma a vida, abarca o pensamento e dá sentido a existência humana.


Relação minha vida / minha obra
Quem se mete a poeta é louco, eu sei...
Mas que fazer quando não se tem rosto e nem memória?
Que fazer quando esse enorme tédio da vida
Invade a fábrica de suplício que tenho?
Como lidar com a angústia de ser o fingidor
E ser aclamado de idiota?
Como deixar de ouvir essa voz interior
Presente em mim e ausente no outro eu?
(Fragmento do poema Ardência de poeta- Diálogos- 2005)

Tenho alguns livros publicados: A viagem (contos-2005), Diálogos (poemas-2005), Retrato 4 X 4: A poesia saltitante (poemas-2009);
Participação em coletâneas: Anápolis Centenária (prosa e verso-2007), Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos vols. 54 55 e 56, Contos de Outono, Minha rua / minha gente, Livro de Ouro da Poesia Contemporânea, Livro de Ouro do Conto Brasileiro, Sensualidade em prosa e verso, e Novos talentos do Conto Brasileiro em 2009.

A CBJE
Considero uma instituição cultural admirável que incentiva, investe e divulga a literatura. Ela oportuniza o belo, o dom criador, a arte, a palavra e a realidade que estão guardados nas gavetas de muitos escritores desconhecidos ou esquecidos por outras instituições. Gente talentosa não somos nós que escrevemos... são vocês da CBJE que insistem e persistem na difícil arte de sobreviver e viver de literatura. Parabéns!

Para quem está começando
Espaço dos poetas...
Leito onde escorrem as poderosas palavras
Brotadas da dúvida, da ética e do prazer.
Expressar...
Falar de gente!
(Fragmento Espaço dos poetas-Diálogos-2005)

Você não vai perder essa oportunidade. Escreva e publique.

Contato: vvvalle@hotmail.com




Valéria lançou
pela CBJE,
em Julho/2009,
o livro
"Retrato 4x4"