Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


João Carvalho

Quem sou eu
Eu sou João Carvalho, Médico Neurologista e poeta/escritor de Teresina-Piauí. Na área médica, tenho alguns trabalhos científicos publicados. Na Literatura, publiquei os livros de poesias: Murmúrios do Mocha (1987), Ítacas (2004), Aurora (2007). Também publiquei Técnicas de Aprendizagem (Didático), em 1987, e As Feiuras de Toninho (Causos), em 2009. Inédito: Voz e Verso (poesias).

A literatura em minha vida
Meu avô era cordelista, por isso, meu primeiro contato, ainda na infância, foi com o cordel. Desde a adolescência, interessei-me pela Literatura, comecei a ler os clássicos. Meu primeiro poema, eu escrevi aos 14 anos.


Relação minha vida / minha obra
Como pessoa e como Médico, tenho consciência de que a Literatura contribuiu para minha formação humanística. Quanto à minha obra, eu escrevo uma poesia, predominantemente, existencialista, e certamente, existe influência da Medicina na minha poesia. Em meu trabalho, há o convívio com a dor, o abandono, a solidão, a vida e a morte; elementos presentes em minha poesia, portanto, transformados em arte pela emoção estética, e há no desfecho uma chance, uma esperança para o homem. Não é uma poesia pessimista.


Autores preferidos
Meus autores preferidos são Carlos Drummond de Andrade, H. Dobal (Piauí), Machado de Assis, Balzac, Walt Withman e Alberto Caeiro.

Como você conheceu a CBJE e qual tem sido a importância dela na sua vida como poeta/escritor/pessoa?
Conheci a CBJE, através de uma poeta conterrânea, Teresa Cristina; a quem devo o prazer de estar enviando meus poemas para a CBJE. Tenho participação nas Antologias mensais: vol. 54 (A Medida do Homem), vol. 55 (Dias Brancos), vol. 56 (Profecia), Vol. 57(Oeiras) e no Livro de Ouro (Negação). Pretendo continuar participando, pois considero essas antologias de grande importância, como documento das tendências literárias deste início de século. A CBJE é um veículo de ampla divulgação, já que faz com que nosso trabalho não seja em vão; pois o ciclo da publicação só se fecha com o público leitor, e a Câmara teu seu público. Essas antologias contribuem, também, para ampliar minha percepção poética.

Para quem está começando
A quem está começando, eu aconselho que leia muito; pois poesia é “contaminação”, e para escrever é preciso ter leitura e experiência de vida.

Contato: carvalhogoncalves2@yahoo.com.br