Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Ricardo Gnecco Falco

Quem sou eu
Carioca por adoção (nasci em São Paulo e vim para o Rio com apenas quatro anos de idade), bacharel em jornalismo, músico, compositor, escritor, poeta... Por muitos anos trabalhei em uma grande companhia aérea, tendo viajado para diversos pontos do Novo e Velho Mundo, em busca de contato com outras culturas. Trabalho com consultoria de viagens corporativas e, nas horas vagas, dedico-me às minhas maiores paixões: a música e a literatura. Estudante de violão desde os treze anos; compositor, guitarrista e tecladista; atualmente finalizo um livro de contos (alguns já publicados por aqui) e preparo uma seleção de poesias próprias, ainda sem previsão de lançamento.


Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Tudo começou no colégio... Adorava as aulas de redação e sei que devo muito deste interesse aos livros que minha mãe me dava para ler. Desde O Pequeno Príncipe, na infância; passando pelos maravilhosos livros da Lucília Junqueira de Almeida Prado (Uma Rua como Aquela, A Baía dos Golfinhos), Monteiro Lobato (como viajava lendo o Reinações de Narizinho!), Pedro Bandeira... Participei de um concurso de redação quando ainda cursava a sétima série, chamado “Cultural Projects interescolas” (CP4), tendo sido premiado no salão nobre da Academia Brasileira de Letras, no centro Rio. Deste dia em diante, decidi: não pararia mais de escrever...
Formei-me então em Comunicação Social, encerrando o curso com monografia cujo tema era exatamente a demonstração do enriquecimento trazido a um texto pelo uso de um efeito de sentido caracterizado pela alteração da sequência linear da narrativa do mesmo; o que viria a se tornar o embrião - ou álibi - de meu primeiro romance, o intemporal e ainda não publicado “SUBTERFÚGIO".

Relação vida / obra
Assim como as pessoas que passam por nossas vidas, as idéias/personagens/histórias que tiramos de nossas cabeças também levam um pouquinho de nós para onde vão e, neste estranho trajeto Imaginação X folha (ou tela), nos transformamos em criativas criaturas criadoras.
Escrevo o que sinto e sinto tudo o que escrevo. Ponto.

Meus autores preferidos
É claro que cometerei aqui várias injustiças... Mas sendo todas elas derivadas de puro e perdoável esquecimento, segue a lista mais atual (pois a nossa preferência é como a Lua... Cheia de fases!): Carlos Drummond de Andrade, Heloisa Seixas, Carlos Heitor Cony, Clarisse Lispector, Rubem Fonseca, Schopenhauer, Nelson Rodrigues, João Ubaldo Ribeiro, Agatha Christie...

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Tomei conhecimento da CBJE através de uma comunidade de novos escritores, na internet. Até então, a maior parte dos meus textos só saía da gaveta para um rápido passeio pelas mãos dos amigos mais próximos, família, etc. Após algumas postagens na comunidade relatada e o recebimento, quase que de imediato, das impressões causadas nos novos "leitores virtuais", fui ganhando coragem e confiança para participar dos concursos internos, entre os novos autores, e o processo de "desprendimento" então iniciado levou-me até a tela de inscrição para uma seletiva de contos da CBJE, intitulada "Contos de Outono" (maio de 2009). Lembro que a mão tremia sobre o mouse ao clicar no botão para enviar o texto. E a alegria ao ser informado posteriormente, por um colega de comunidade, que meu conto "A Frase" havia sido selecionado para integrar a antologia foi tamanha que até hoje sorrio ao lembrar!
Foi o meu primeiro conto publicado. E foi aqui, na CBJE. Depois vieram as antologias seguintes e... Bem... Acho que me viciei!
Metaforicamente "falando", a CBJE é o bico da mamãe-pássaro a empurrar nossos textos lá de cima do ninho rumo à imensidão de um céu de oportunidades...

Um conselho para quem está começando
Comece! O primeiro passo é sempre o mais difícil. Depois aprenda a combinar confiança com humildade e... Pronto! Você obterá sucesso em qualquer empreendimento. Se lhe faltar tempo para criar/escrever... Tire de suas horas de descanso! Durma menos, coma menos... Tempo é uma questão de prioridade. Então... Priorize-se! E boa sorte!
Paz e Bem!

Contato: rickfalco2@hotmail.com
Blog:www.subterfugie-se.blogspot.com