Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 22 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Ney Chagas Pompeu

Quem sou eu
Sou conhecido por todos como Pompeu. Nasci no Rio de Janeiro e fui para Brasília aos 7 anos de idade, regressando ao Rio 20 anos depois para cursar Engenharia Eletrônica. Em Brasília, fiz o segundo grau e a faculdade de Educação Física, durante o Regime Militar. Trabalhei em grandes empresas. Atualmente sou um pequeno empresário, ADESGUIANO E ESGUIANO formado pela Escola Superior de Guerra, com MBA em Logística de Mobilização. O meu maior prazer é a leitura. Devoro livros, jornais, revistas, sempre que tenho a oportunidade de fazê-lo.


Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Desde do tempo da minha primeira formação universitária escrevo poesias. Era tímido, e não gostava de me declarar abertamente ao público. A inspiração vinha nos mais inusitados momentos, mas eu nunca deixei-a passar sem fazer o registro. Despretensiosamente organizei numa pasta, uma espécie de arquivo com todas as minhas produções.

Relação vida / obra
No dia que completei 50 anos realizei dois grandes sonhos que acalantei durante muitos anos: o de reunir os amigos numa grande festa e o de oferecer a cada um deles, nesta festa, um exemplar do meu primeiro livro de poesias "Êxtase de Vida",( 150 exemplares) que é composto de grande parte das minhas poesias.

Meus autores preferidos
Diogo Mainardi, Vinícius de Moraes, João Ubaldo Ribeiro, Arnaldo Jabor.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Depois de esgotada a distribuição dos exemplares publicados do meu livro, diante da vontade de compartilhar com mais pessoas as minhas produções e encorajado pelos amigos, resolvi buscar na internet essa possibilidade. Qual não foi a minha surpresa de ter sido selecionado logo na primeira poesia que enviei...Depois daí, não parei mais..Sou grato a CBJE pela oportunidade, pelo estímulo e pelo reconhecimento.

Um conselho para quem está começando
Nunca desista do seu sonho. Se este é seu ideal, faça dele seu caminho para a eternidade. Só quem escreve permanece entre os vivos. Vá em frente. Arrisque, procure e persista acreditando na sua capacidade.

Contato: npompeu@globo.com