Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 24 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Poliane Andrade de Oliveira

Quem sou...
Nascida em Muriaé, MG num dia 21 de janeiro. Sou fisioterapeuta e, de coração e paixão, estudo desde nove anos, as notas musicais do sax, flauta, gaita, sanfona, violão, viola, teclado e, atualmente concluindo o piano. Mas esse momento da minha vida é muito especial, estou buscando a sensibilidade que traz as palavras colocadas na poesia e contos. Articular bem as palavras, se fazer valer das emoções e aguçar a sensibilidade da alma é desafio para todos os escritores.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
O interesse pela literatura surgiu no instante em que meus pensamentos se convergiram e resguardado em minha mente, foi que resolvi colocá-los no papel. Deixei as emoções, os medos, os segredos, enfim, a necessidade de expressar e aflorar meus sentimentos; com isso mostrar a realidade do cotidiano em que vivemos. Assim, procuro em cada obra lançar mão de situações em que à vida real ou até mesmo fatos irreais aconteçam.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Muitas vezes o ser humano precisa de reflexão, necessita de um cantinho para expressar seus sentimentos. Recolhida em meu recôndito, faço uma análise não só de mim, mas também das pessoas que me cercam. Convivemos em uma sociedade alienada em mitos e preconceitos, em amor e ódio, em sonho e realidade, enfim, muitos mistérios e desafios nos acercam. Tento buscar entender o que se passa, procuro analisar fatos de forma não tão crítica; seguindo a fórmula, adiciono sentimentalismo, subtraio as necessidades, multiplico as surpresas e divido com os leitores a conclusão que tirei da estória. Portanto em minhas obras escrevo a realidade existente em nosso nicho de um modo que se entenda a vida como ela é.

Quais são seus autores preferidos?
Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Jorge Amado, José Lins do Rego, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Lygia Fagundes Teles, Zélia Gattai, Cora Coralina, Ruth Rocha, Vinícius de Moraes, entre outros...

A CBJE
Conheci a CBJE em meados deste ano, quando visitando sites pela NET me deparei com este empreendimento que proporciona tantas oportunidades para o escritor brasileiro, respeitando as diferenças e as dificuldades de cada um. Na ocasião me despertara a vitória acometida por prêmios literários e encontrei na CBJE a oportunidade de publicar minhas obras, que hoje, considero de grande número em meu acervo. Parabenizo a tão renomada CBJE e torço para que continue levando nomes para os quatro cantos do Brasil a brilharem em suas páginas.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Tenha como parâmetros seus sonhos e vontade de realizá-los. Siga sua intuição, despreze o medo e ultrapasse os obstáculos um a um, pois não desdenhe as etapas, afinal elas irão fazer falta no futuro. Busque primeiramente traçar uma meta para atingir seus objetivos e alcançar suas publicações e prêmios. Estas etapas decorrem naturalmente e no intervalo pequeno de tempo sua bagagem será rica em obras, em prêmios, em conhecimentos e cultura. Eu acredito que o importante não são os anos vividos, mas sim o que se acrescentou; portanto, grande escritor não é o que tem anos de carreira e sim é o que sente prazer e vive intensamente a cada obra confeccionada por ele.


Contato: poliane_andrade@hotmail.com