Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Mamede Gilford de Meneses

Quem sou...
Sou Mamede Gilford de Meneses, nasci em 17/08/1946, filho de Raimundo Nonato Filho (falecido) e Luiza David de Meneses, natural de Itapipoca, Ceará. Casei-me com Eliza Vasconcelos de Meneses (falecida) e desta união tenho Elísio Mamede Vasconcelos de Meneses, que pela ordem divina deu-me os netos: Tamires Araújo de Meneses, Yanna Eliza Barroso de Meneses e Gilford Vasconcelos Alves de Meneses. Resido atualmente na Avenida Anastácio Braga, 870, Centro da Comarca de Itapipoca – Ceará.
Cursei o primeiro grau na Escola Normal Rural Joaquim Magalhães, segundo Grau no Centro Educacional Pio XII e Colégio João Pontes, respectivamente de Itapipoca e Fortaleza. Terceiro Grau na Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral (Agregada a Universidade Federal do Ceará) – Letras em 1981; Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – Direito em 1990; Na Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil e Escola de Psicanálise do Brasil – Bacharelado em 2002. Cursei Extensão Universitária na Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral – Análise Estrutural de Texto; Na Universidade Federal do Ceará – Pró-Reitoria de Extensão – Reforma Agrária e Desenvolvimento; Turismo: Educação e Cidadania. Cursei Pós-Graduação na Faculdade Redentor – Teoria Psicanalítica em 2004.
Cursos e Eventos: Contabilidade em 1969; Educação de adultos; Revisão de Língua Portuguesa e Operações Imobiliárias em 1993 e 1994; Parapsicologia em 1992; Datilografia em 1965; Taquigrafia em 1970; Auxiliar de Administração de Fazenda em 1971; Violão e Guitarra em 1994; Interpretação de Previdência Social em 1972; Detetive Particular em 1969; Antropologia Holística em 1995; Ufologia Básica em 1994; Terapia de Regressão em 2005; Oratória em 1995; Xamanismo em 1996; Terapia de Vidas Passadas em 1995; Técnica de Persuasão em 1996; Juizado Especial Criminal de Pequenas Causas em 1999; Concubinato em 1997; Advocacia Criminal em 1991; Processo Civil em 1991; Florais de Bach em 1996; Leitura Dinâmica em 1991; Literatura em 1981.
Seminários: Direito Eleitoral em 2004; Contabilidade Comercial e Publica em 1982; Política Partidária Brasileira em 1970; Sobre Ufologia em 1988; Pais e Mestres em 1979; Arte e Dramatologia em 1974; Astronomia em 1988; Estudo para Fundação de Entidade Cultural em 1971; Tribunal do Juízo Arbitral em 2008.
Congresso: Direitos Humanos em 1999; Contabilidade Publica em 1999; O Professor e a Educação Contemporânea em 1980; Ufologia como Ciência do Futuro em 1982.
Cargos e funções: Comerciário de 1958 a 1966; Guitarrista da Banda Os Metralhas de 1969 a 1970; Professor na Escola do Círculo de Trabalhadores Cristãos; Centro Educacional Pio XII; Colégio Estadual Joaquim Magalhães ate 1983. Presidente da Junta de Justiça da LID; Tesoureiro do Clube Social Imperatriz; Secretario da Associação Comercial; Advogado Militante nas Cidades: Itapipoca, Fortaleza, Amontada e Sobral. Contabilista; Comentarista da Equipe Esportiva Ivo Magalhães; Psicanalista Clinico; Terapeuta Regressista; Tesoureiro da OAB; Presidente da Comissão de Exame da OAB; Presidente de Sessão Eleitoral e Escrutinador em Várias Eleições; Membro Jurado do Tribunal de Júri; Presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI; Recenseador do IBGE; Membro da Maçonaria nos Graus: Companheiro e Mestre – Loja Simbólica Obreiros da Paz Numero 24; Jurado do Festival Itapipoca da Canção – FIC em 1999; Membro do Comitê dos Alunos do Curso de Direito da UNIFOR em 1987; Colaborador Correspondente do Centro de Pesquisa Ufológica – CPU; Assistente do Centro para Pesquisas de Disco Voadores - CPDV; Investigador de Campo do Centro Brasileira de Pesquisas de Discos Voadores – CBPDV; Sócio da Associação de Pesquisas Exobiológicas – APEX; Sócio da APEOC – Sindicato dos Servidores Públicos; Sócio da Associação Comercial de Itapipoca; Sócio da Tenda Espírita Francisco de Assis; Sócio do Circulo de Trabalhadores Cristãos de Itapipoca; Sócio da Casa da Juventude; Sócio Proprietário do Clube Social de Miraima; Pesquisador da Ordem Civil e Militar Dos Cavaleiros Do Templo; Sócio Efetivo da Associação dos Técnicos em Contabilidade do Ceará; Sócio Proprietário do Luxo Atlético Clube de Fortaleza; Sócio Proprietário do Clube Social de Imperatriz; Sócio Contribuinte da Associação Atlética do Banco do Brasil de Itapipoca; Sócio da Capemi; Sócio Proprietário da Colônia de Férias do Clube dos Oficiais da Policia Militar do Ceará; Sócio da Eskimós Tropical Hausing; Sócio do Rotary Club; Sócio da Ordem Rosa Cruz em Curitiba; Sócio da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará; Sócio do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará; Sócio da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB – do Ceará; Sócio da Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil – SPOB; Fundador do Centro Espírita Bezerra de Menezes de Itapipoca; Participante da Cerimônia de Carga das Tabelas, Lacramento e Conferências de Urnas Eletrônicas.
Honraria: Associação Cultural Nossa Senhora de Fátima; Diploma de Honra ao Mérito- Concurso Nacional de Poesia do GASP; Diploma de Menção Honrosa – III Concurso Nacional Permanente de Poesia do Semi-Árido do Nordeste Brasileiro; Diploma – Festival Sertanejo Augusto dos Anjos; Diploma Menção Nível Simpatia da Nova Poesia Brasil Rio; Certificado de Participação no IX Concurso de Literatura: Conto, Crônica e Poesia – Fundação Cultural de Canoas; Certificado de Participação no 10° Concurso Banco Real Talentos da Maturidade; Certificado de Participação do XIV – FESERP; Certificado de Participação no X Concurso de Poesia Agostinho Gomes – Oliveira de Azeméis – Portugal.
Funções Atuais: Advogado; Psicanalista Clínico; Contabilista; Terapeuta Regressista; Presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI, da DMT de Itapipoca; Escritor, Poeta, Contista, Cronista e Compositor.
Participação como Autor nos Livros: Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos Volumes 58, 59 e 60. – Edição 2009 – CBJE; Os Mais Belos Textos de Natal – Edição 2009 – CBJE; 1ª Antologia de Contos Premiados – Edição 2009 – CBJE; Contos de Verão – Edição 2009 – CBJE; Antologia Literária Cidade – Edição 2008; Antologia Poética do FESERP – Volume V; Antologia Nordeste de Poesia – Edição 2009; Antologia Crônica (Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro) – Edição 2009; Antologia de Contos (Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro) – Edição 2009; Classificado Para Compor Um dos Autores da Obra Originária do X Concurso de Poesia Agostinho Gomes – Oliveira de Azeméis – Portugal;
Livros em fase de acabamento, de minha autoria: A Teoria Psicanalítica e O Cristianismo; Documentário Sobre Raimundo Nonato Filho (Meu Pai); Veredas de Contos 1; Veredas de Contos 2; Um Pouco de Nós (Poesia); Saudade dos Recitais (Poesia).

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Por ter sido gerado na zona rural da terra dos três climas: Serra, Sertão e Praia (Itapipoca – Ceará), presenciei nas bocas das noites, declamadores de livretos de cordel, contadores de estórias e cantadores de violas; deduzi ser aquilo obra de arte capaz de curar as enfermidades da mente humana, e desde então, passei a admirá-los e imitá-los.

Relação vida / obra?
Aqui, paro um pouco e reflito sobre a vida e a literatura, mais precisamente a poesia e concluo que em nosso dia a dia temos relação direta com a poesia. Sua essência é tão poderosa que inibe a nossa alma a permanecer na dimensão física após o desencarne.

Quais são seus autores preferidos?
não cometer ato de injustiça cito: Coelho Neto; Olavo Bilac; Raquel de Queiroz; Castro Alves e o saudoso amigo prof. Jose Silva Novo. Todavia acrescento: Carlos Drummond de Andrade, Erico Veríssimo, Vinício de Moraes, Machado de Assis, José Lins do Rego e Eça de Queiróz.

A CBJE
Conheci a CBJE através da internet, e logo me veio a ousadia de submeter meu modesto talento ao que respeitosamente denomino “Vestibular dos Escritores ...” cuja concorrência média é de 20 candidatos para cada trabalho. A verdade é que até hoje permaneço, caminhando, atrás dos medalhões da arte de escrever... e, quero muito mais.

Para quem está começando

De princípio afirmo: qualquer ser humano é capaz de escrever um livro, todavia é necessário que ele viva de olhos abertos para os episódios que vivencia. Mas, deve ligar-se, também, nos registros pretéritos desta bela arte, que a meu ver classifica-se como primeira na ordem dos intelectuais.
Digo isso porque o intelectual cria... não copia. Se você entendeu a mensagem vamos sonhar juntos; porém, com respeito, dignidade e amor aos reinos animal, vegetal e mineral.


Contato: gilmeneses13@yahoo.com.br