Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Fábio Alex Theodoro

Quem sou...
Fábio Alex Theodoro de Moraes, nascido em Sorocaba/SP aos treze dias do mês de agosto do ano de mil novecentos e sessenta. Filho de Osorio T. Moraes e Egli dos Santos Moraes, economiário, casado há 17 anos com Cecy Maria. Formado em Finanças. Por muitos anos fui leitor voraz, hoje divido essa voracidade entre a leitura e a escrita. Meu trabalho me dá uma visão privilegiada da vida das pessoas, seus anseios, e coloco isso no papel, pelo meu ponto de vista. Esse aprendizado de vida do povo humilde que atendo, me fez escrever sobre ele, e com isso tenho contos publicados em concursos Gente de Talento da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL nos anos de 2007 e 2008, textos publicados em sete coletâneas da CBJE, um poema publicado no Panorama Literário Brasileiro 2009/2010 As melhores poesias de 2009 da CBJE, um conto publicado pela editora BECO DOS POETAS, um poema publicado pela OFICINA DA POESIA , uma peça teatral infantil com previsão de encenação no terceiro trimestre de 2010,vários posts no site de literatura Verso & Prosa, e, ainda no manuscrito, o livro AS EXÉQUIAS DE EZEQUIAS. Graças a essas obras e algumas outras tornei-me por convite de seu presidente um membro da ACADEMIA SOROCABANA DE LETRAS, tendo como patrono Nelson Rodrigues.

O começo de tudo
Meu pai foi ator, diretor teatral profissional, dramaturgo, trabalhou com cinema e televisão, atuou em todos os jornais e rádios da minha cidade,e foi membro da Academia Sorocabana de Letras, e por isso não me escapou a oportunidade de ler e ler e ler de tudo, peças, roteiros, poemas para jograis, radio-novelas, livros escolares,fábulas, contos da carochinha, livros pornográficos, ficção, não ficção e tudo o mais que me caía nas mãos. Em verdade, mesmo antes de nascer já ganhei de um tio a trilogia de Marcelino Pão e Vinho, uma edição de 1959 ( que preservo até hoje). Das poesias de Manoel Bandeira, Cassiano Ricardo, Cecília Meireles para os livros de Plinio Marcos feitos em casa e vendidos em botecos. Livretos de poesias impressos em mimeógrafos , tudo passou pelas minhas mãos e olhos.Até que resolvi escrever, no começo foram crônicas, artigos políticos em pequenos jornais de pequenas cidades, depois foi a internet, os blogs, logo vieram os concursos literáros, e, daí para adiante...

Relação vida / obra
Uma completa a outra, a vida mostra histórias reais que trago para a ficção, essa ficção que escrevo retrata várias vezes o que lemos nos jornais, nas manchetes policiais, e não percebemos as vidas por detrás dessas tragédias, ou de realizações individuais ou coletivas, procuro colocar essas histórias no que escrevo, seja um conto, um poema ou poesia, tirar lembranças guardadas há muito e mostrá-las. Não necessáriamente sejam minhas lembranças, mas tento achá-las em outros.

Autores preferidos?
Como disse antes, eu li de tudo e de todos, mas prefiro entre autores brasileiros Nelson Rodrigues , o poeta Cassiano Ricardo, gosto do realismo fantástico de Dias Gomes , das histótias infantis de Maria Clara Machado , dos contos Machadianos e dos épicos de Erico Verissímo . Entre os estrangeiros gosto do terror barato e vendilhão de Stephen King, dos longos romances de Eça de Queiroz, das artimanhas policiais de Patricia Higsmith, das peças de Torton Wilde e dos enigmas sherloquianos de Sir Conan Doyle .

A CBJE
Em um dos site literários da Internet, vi um anúncio sobre a seleção de textos de uma tal Camara Brasileira de Jovens Escritores, linquei e me inscrevi, fui selecionado entre milhares. Pensei comigo " milhares, bem esse site deve ser respeitado!", não errei, um desenho bonito, boa visualização, comissão julgadora de nível, livros bem apresentados, dá espaço para os autores com esta seção de Entrevistas, linca os autores mais lidos, enfim um espaço para jovens autores.

Aos iniciantes
Escrevo aos talentos ainda escondidos: Escrevam, escrevam e escrevam, inscrevam-se em todos os concursos que puderem, não achem que seus escritos são apenas para vocês, partilhem suas vidas, seus sentimentos e suas histórias com todos! Quem escreve merece ser lido.


Contato: falx60@hotmail.com