Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Eliane Maria Vani Ortega

Quem é você?
Sou Eliane Maria Vani Ortega, 39 anos. Sou uma pessoa alegre, sensível, que valoriza a vida, a família e os amigos. Uma pessoa comum que aprecia observar o mundo em volta. Também sou idealista (já fui mais). Licenciada em Matemática, mestre em Educação, atualmente estou concluindo o doutorado em educação. Lecionei Matemática na rede pública durante aproximadamente 14 anos, experiência que me fez entender que aprender é mais importante do que ensinar. Nesse período aprendi muito com meus alunos e também entendi que a vida nem sempre é rosa ou amarela, minhas cores preferidas. Atualmente sou professora universitária numa universidade pública. Um dos meus lugares preferidos é a sala de aula. Sonho com uma educação de qualidade para todos, de verdade, em todos os níveis de ensino e tenho esperanças que um dia a profissão de professor seja valorizada. Adoro dançar, comer macarronada e tomar muito sorvete.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Desde os 12 anos aprecio os livros. Adoro ler. Me sinto como se estivesse vivendo outras realidades. Sempre li assuntos variados, mas nunca havia me interessado por poesia ou contos. Gostava de escrever, mas quando mais jovem nunca cheguei a escrever poesia ou algo similar. No ano de 2008 senti um forte desejo de transferir para o papel sensações, emoções, medos, alegrias. Resolvi comprar um caderno e comecei a escrever. Foi assim. Não parei mais. Devo confessar que nem mesmo sabia se o que estava escrevendo era uma poesia. Alguns amigos leram e gostaram e me senti incentivada a prosseguir.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Meus escritos são fragmentos de momentos vividos, de momentos não vividos e de situações alegres ou dolorosas. Escrever alivia minhas tensões, minhas angústias, extravasa minhas alegrias. Escrever é registrar que estou viva.

Quais são seus autores preferidos?
Gosto de Fernando Pessoa, Graciliano Ramos e Carlos Drumond de Andrade.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Estava procurando uma editora para editar meu primeiro livro de poesias. Li o regulamento e resolvi me inscrever. Na primeira inscrição fui selecionada e daí por diante não perco nenhuma seletiva. Acho a atuação de vocês fantástica e divulguei para alguns amigos que sei que gostam de escrever.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Que insistam. Leiam muito, pois a leitura auxilia na construção de bons textos. Deixem a imaginação livre, apanhem o lápis e escrevam, escrevam e escrevam. Boa sorte a todos.


Contato: elimarivani@ig.com.br