Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Flávia Assaife Campos de Almeida

Quem sou eu
Sou Flávia Assaife Campos de Almeida, adotando o nome de de Flávia Flor (Assaife) nascida em 1968 na cidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, casada , um filho, escrevo poesias desde minha infância. Atualmente sou professora universitária, escritora, administradora e consultora. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios e Gestão de Varejo atuando por muitos anos em diversos segmentos do mercado na área de ciências humanas.
Nos últimos anos ministrando aulas e atuando como consultora nas áreas de Gestão, Recursos Humanos, Qualidade e Educação Corporativa.
Sempre escrevendo poesias para mim mesma com o objetivo de externar o que ia na alma, tive o ímpeto e o desejo de compartilhá-la com o mundo, com o objetivo de ajudar as pessoas a mergulharem em si próprias, descobrindo como cada um é único e belo.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Antigamente as escolas incentivavam muito as crianças a ler, tinha bibliotecas infantis e o gosto pela leitura veio desde cedo. Primeiro com as histórias em quadrinhos, depois os pequenos livros de romance ou suspense e ai, quando percebi, os livros já faziam parte da minha vida. Me proporcionavam viagens maravilhosas.

Como é a relação que você identifica entre sua vida e a sua obra?
Penso que todo escritor ao redigir algum trabalho possui um motivo, uma justificativa... Muitas coisas que escrevo são uma espécie de "catarse" de mim mesma. Um encontro do eu com o eu... Outros trabalhos são oriundos de situações do dia a dia que a gente observa e acaba virando poesia ou conto... E, ainda, existe os da imaginação, que nada tem de real, mas que existe em nossa inspiração...

Quais são seus autores preferidos?
Bem, todo livro que me prende a atenção, que me desafia, que me emociona, que toca o meu coração é um livro excelente. Procuro ler diversas obras por que isso também nos ajuda a ter idéias e inspirações. É díficil citar nomes, pois existe uma variedade grande de excelentes autores que gosto muito de ler e poderia esquecer algum, mas, apenas a título ilustrativo: Mario Quintana; Fernando Pessoa; Carlos Drummond; Nietzche; Sêneca; Goethe; William P. Young; Augusto Cury; Roberto Shinyashiki e muitos outros.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Soube da CBJE por indicação da Odyla Paiva e Letícia Conde, amigas da poesia ( e também autoras da CBJE) que me incentivaram a enviar uma poesia para participar do concurso. Entrei no site e enviei uma poesia e um conto e, para minha alegria e imensa satisfação foram selecionados. No mês seguinte me inscrevi novamente e fui selecionada... Daí foi uma alegria muito grande ter contato com a Gláucia e com o Luiz que são sempre muito atenciosos e simpáticos e nos fazem sentir autores maravilhosos! A CBJE é uma porta "escancarada" que proporciona visibilidade e nos incentiva a sempre melhoraramos. É uma honra para mim fazer parte deste time com tantos escritores excelentes. .

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Acredito que o bem mais preciso que temos é o conhecimento, ele não ocupa espaço e nos permite ter cultura, assim sendo, a leitura é imprescíndivel. Ler sempre, ler muito, diversos autores, obras distintas por que isto ajuda a gerar idéias e nos proporciona liberdade de pensamento.
Jamais desistir dos sonhos e dos objetivos por mais que possam exisitir adversidades ou dificuldades, elas são necessárias para o nosso aprimoramento e, certamente, temos total capacidade de enfrentá-las e superá-las, este é o segredo! Acreditar em si mesmo sempre.
Deixo para vocês o que penso sobre a VIDA em alguns versos:

A vida é uma estrada...
Uma estrada indefinida...
Trilhamos seu percurso,
Através das escolhas por nós decididas!

A cada curva uma surpresa,
Podendo ser triste ou de extrema beleza!

Viver a vida é uma certeza,
Diante de tantas incertezas!

Ser feliz é uma opção
Cabe a cada um de nós a decisão

Viva a vida com amor
Enfrente os desafios com ardor
Dê asas para a imaginação
Ouça sua emoção
Não perca de vista a razão, para não sofrer desilusão!
Mas siga os conselhos do seu coração!
Na estrada da vida é você quem dá a direção.




Contato: fassaife@hotmail.com

Blog:http://www.flviaflor.blogspot.com