Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Paulino José Pereira de Lima

Quem é você?
Não sou famoso
Talvez, eu seja poeta
Não sou atleta
Ou astro ou estrela
Sou pé-de-pera
E fruto cítrico e cíclico.
Sou neto e avô
Materno e paterno
Sou sempiterno, sem terno
Gravata ou chibata
A fustigar-me a casta
Sou dito rito imperfeito
Dentro das perfeições humanas.
Sou, da árvore, o quinto galho
Sou ato falho
Filho de maio.
Não lanço flor ou espinho
Sou junto e sozinho.
Ademais, sou como os demais
Sou das altaneiras
Sou das Gerais.

Nasci em Belo Horizonte em 31 de maio de 1967. Sou o mais novo de cinco irmãos. Resido em Santa Luzia, Minas Gerais, desde os 13 anos. Sou ferroviário aposentado e estudioso de literatura poética. Tenho admiração especial pelos sonetos. Tenho poemas publicados em algumas antologias para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, classificações em concursos literários tais como: Concurso de Poesias da Universidade Federal de São João del-Rey, Concurso Pão e Poesia, publicações em almanaques e jornais.

Como e quando você começou a se interessar por Poesia?
Participando de pequenas peças teatrais no jardim de infância, baseadas em poemas famosos como “A Casa” e “A Arca de Noé” de Vinícius de Moraes, “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira e “Leilão de Jardim “ e “O Mosquito Escreve” de Cecília Meireles. Despertei interesse pela musicalidade, ritmos e rimas contidas nas poesias e admirava em ler aqueles textos curtos, mas que traziam grande conteúdo e expressão. No decorrer de minha vida estudantil, o que mais gravava em minha mente eram poemas. Comecei por volta de 15 anos a compor algumas poesias, mas sem base ou critério relevante. Foi no ensino médio que estudei a fundo esta fascinante literatura, e não parei mais de estudar sobre a matéria até hoje. Me considero um Estudioso Poético.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Uma verdadeira paixão. Sou apaixonado por poesia. Ela em minha vida é essencial como o ar que respiro, a água que bebo, o sol que me ilumina e a fé que me move. Meus poemas são reflexos daquilo que sinto, observo, vivo e desejo. Sem a poesia, minha vida não teria sentido. Poesia é amor. E sem amor a vida não se sustenta.

Quais são seus autores preferidos?
Aprecio Castro Alves e sua poesia social e lírica, o parnasiano Olavo Bilac, Tomas Gonzaga e suas liras, o árcade Cláudio Manuel, o indianista Gonçalves Dias, os subjetivistas Casimiro de Abreu e Alvares de Azevedo, o simbolista Cruz e Souza, os portugueses Luiz Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, os modernistas Manuel Bandeira, Vinícius de Morais, Cecília Meireles e Mário Quintana, estes quatro com maior atenção e o contemporâneo Ferreira Gullar.

Como conheci a CBJE e o que penso de sua atuação junto aos jovens escritores...
Pesquiso muito sobre literatura poética pela Internet e numa dessas pesquisas encontrei o site da CBJE. Fiquei admirado com a proposta das Antologias CBJE, pois dá oportunidade de publicação e registro de textos e composições dos jovens autores a baixo custo ou mesmo nenhum. Ao ler alguns poemas na página da CBJE, me surpreendi com a qualidade literária dos textos publicados. Participei de algumas antologias de outras editoras que não primavam por este aspecto. Erros de grafia, concordância verbal, etc., eram frequentes.
Sem dúvida, para o jovem autor, a CBJE e a porta de entrada para o salão nobre da literatura brasileira.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
O conselho que dou é este: Para se fazer um bolo, tem que saber a receita. Não basta ter apenas os ingredientes (o talento), tem que saber como fazer. A palavra-chave é Saber, Conhecimento. Estudar muito, pesquisar muito, ler tudo sobre literatura, seus autores, suas obras, estilos, escolas, etc., te levará a ter sucesso certamente. Outro conselho: seja autocrítico. Seja o primeiro crítico da sua composição. Veja se o texto está correto ou ridículo, se é agradável ou maçante. Tenha noção do que está fazendo. Seguindo por este caminho, certamente você brilhará.


Contato: paulinolima@globo.com