Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.


Rosival Lourenço

Quem é você?
Sou Rosival Lourenço, filho de lavradores, povo bom e prosódico, nascido nos mutuns alagoanos. Sou graduado em Letras, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e, atualmente, membro do Grupo de Estudos Vieiranos, onde desenvolvo pesquisas sobre a abrasadora retórica do padre Antonio Vieira. Em setembro estarei lançando um romance, denominado "Pelos engenhos", obra vencedora do Prêmio Lego de Literatura, na IV Bienal do Livro, em Maceió.

Como e quando você começou a se interessar por Literatura?
Desde a mais tenra idade, quando ouvia minha mãe "cantar cantigas de ninar", porém o desejo pela arte literária se tornou mais avassalador quando li, ainda adolescente, "Dinheiro do céu", de Marcos Rey. Assim, lendo outras obras, o interesse ficou ainda mais acentuado.

Como é a relação que você identifica entre a sua vida e a sua obra?
Minha obra é aquilo que me mantém vivo. Ela é parte intrinseca a mim. Eu sem ela não sou nada, e ou vice-versa. Sem a escrita eu, certamente, feneceria.

Quais são seus autores preferidos?
Guimarães Rosa e Ariano Suassuna, indubitavelmente.

Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?
Conheci a CBJE no desespero de minha vida, louco para publicar meus textos. Dessa forma, vi nessa maravilhosa editora um projeto para todo e qualquer autor iniciante. A CBJE é o programa perfeito para quem quer começar, continuar e se manter vivo na carreira artístico-literária. Minha relação com a CBJE é maravilhora. Nunca pensei que houvesse no Brasil algo tão extraordinário, que nos atendesse de forma tão magnânima.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Continuem, leiam muito e nunca percam o contato com a CBJE, uma vez que dificilmente se encontra um programa que nos atenda tão carinhosamente, como uma mãe faz com o filho.


Contato: sabalangaaye@yahoo.com.br>