Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Oneide Chaves de Melo

Quem sou eu
Sou alguém que, desde criança, gosta de ler, de aprender e agrada-me estar perto de animais, da natureza, de jogar xadrez ( eu adoro), de artes marciais e dos assuntos ligados à filosofia e psicologia. Sou formada em Letras e atuo na área da Educação. Sou uma pessoa muito sensível ao sofrimento alheio e também à dor dos animais.. A natureza humana entristece-me, devido às guerras de todos os tipos e alegra-me por saber que muitas pessoas ainda (inclusive eu) trabalham por um mundo melhor.

Meu interesse por Literatura
A literatura, como disse, sempre me atraiu e continua a exercer um grande fascínio em minha vida. Ela pode simplificar a vida de qualquer pessoa, considerando os fatos, consequências e as melhores formas de um bem viver. Encurta caminhos para a vitória, evita situações indesejadas e pode atrair a felicidade, para aqueles que evoluem observando a sabedoria humana.

Relação entre minha vida e minha obra
A minha vida tem estreita ligação com o que escrevo, e com o que estou passando naquele preciso momento em que escrevi e também com situações que foram percebidas por mim, em algum momento no passado. Conquanto exista esta verdade, alguns temas, procuro trabalhar mais, pois sei que a humanidade precisa muito de incentivo, de lucidez, precisa desenvolver a alegria e principalmente amar o seu semelhante e a si mesmo.

Autores preferidos
Sou suspeita para definir os autores preferidos, porque sou MUITO APAIXONADA PELA LITERATURA EM GERAL e por todos os períodos literários. Em todos estes períodos eu vi a beleza da escrita, a tendência da época e a maravilha da alma humana. No período da Faculdade, eu aguardava com ansiedade as aulas de Literatura e não houve autor que não tenha me fascinado por esta ou aquela característica. Mas alguns deles marcaram presença em meu coração. São eles: Cruz e Souza, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Carlos Drummond de Andrade.

A CBJE
Tenho grande admiração pelo trabalho da CBJE, a qual possibilita aos novos escritores, estarem difundindo e expandindo suas obras. Ademais, a alegria sentida por tais acontecimentos é muito grande. Tenho pela CBJE, profunda gratidão por esta oportunidade, sem a qual não estaria escrevendo aqui. A seriedade, o respeito e a gentileza de toda a equipe CBJE para com os autores é muito bonito de se ver. Parabéns, Luís e equipe.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Eu diria que deve acreditar no próprio potencial, acender as luzes internas de seu coração, ouvir a própria intuição e ter coragem de dar o primeiro passo. O processo em qualquer acontecimento é tão/ ou muitas vezes mais importante que o próprio final. Então é usar a caneta e o papel sempre que as vozes d’alma estiverem a chamar sua atenção. E boa sorte para quem está começando.


Contato: oneide5@hotmail.com