Regulamentos Como publicar Lançamentos Quem somos Edições anteriores Como adquirir Entrevistas
ENTREVISTAS
Entrevistas exclusivas com autores renomados, publicados nas antologias da CBJE nesses 23 anos de existência. Conheça suas histórias, suas obras e veja seus depoimentos.



Lourival da Silva Lopes

Quem eu sou...
Sou professor, licenciado em Pedagogia, especialista em Ensino e Mestre em Educação (Eu – profissional). Sou casado, tenho dois filhos, unionense, piauiense no corpo e na alma (Eu – pessoal). Na verdade, sou uma mistura daquilo que faço, que vejo, que ouço, que leio e que penso. Sou feito de sentidos e de tudo que me dá prazer. Sou a hipótese do amanhecer e a contemplação do entardecer. Sou início, meio e fim. Sou de carne e osso, mas, sobretudo, de alma que me transforma em um ser de sentimentos, de emoções e de muita sensibilidade. E mais uma coisa: sou aquele que procura ver beleza nas mínimas coisas.

Contato com a literatura
Tudo que faço está relacionado com minha vida pessoal e profissional. Sou professor de Língua Portuguesa há 32 anos. Mas o meu contato com a literatura vem de antes; vem desde a leitura que meu pai – caboclo da roça – fazia, quando eu era criança, de Romances de Cavalaria – a história de Carlos Magno e os doze pares de França. Esse fato ficou retido na minha memória, para sempre. Da leitura de A moreninha, aos quinze anos, até hoje, a literatura tem sido parte integrante da minha vida.

Relação vida/obra
Tudo que escrevo está relacionado com o que faço, com o que vejo, com o que ouço, com o que leio e com o que penso. Assim, aquilo que escrevo está relacionado com a minha vida, direta ou indiretamente.

Meus autores preferidos
O meu primeiro contato com a literatura, sem que soubesse o que isto significava, foi com a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias. Depois, conheci a obra de Castro Alves, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo. Todos poetas românticos. Mas o meu verdadeiro fascínio literário é pela obra de Machado de Assis. Considero-o o maior escritor brasileiro, não apenas pelos livros que escreveu, mas pela referência que é para inúmeros escritores, ontem e hoje. Agrada-me muito, também, a obra do poeta Fernando Pessoa. Atualmente, tenho uma relação estreita com a produção literária do cronista Rubem Alves, principalmente aquela voltada para a educação.


Como conheci a CBJE
Quem me mostrou o site da CBJE foi meu filho, poeta e estudante do curso de Letras/Português. Achei que era uma oportunidade para a publicação de trabalhos de novos autores e de autores desconhecidos, como é o meu caso. Então, eu pensei que era o momento que eu esperava para publicar os meus trabalhos. Foi dentro dessa perspectiva que este ano, por exemplo, publiquei, por esta editora, o meu primeiro livro: Raízes do meu ser.

Que conselho você daria aos que estão começando na carreira?
Digo apenas que leiam muito. Não há exercício mais extraordinário para o ser humano do que a leitura. Quanto mais se lê, mais se tem autonomia para escrever. Leitura é pré-requisito e requisito para o ato de escrever.


Contato: ls.lopes1958@bol.com.br