Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547
Antologia on line

Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas / RS

 

Lição de vida


Conheci Juliana há pouco tempo. Gordinha, alegre, simpática, bem falante e tecnologicamente atualizada.
Trabalha para sustento próprio em dois empregos e estuda. Pela manhã faz Magistério, à tarde trabalha em uma escolinha e à noite trabalha como atendente em lanchonete em uma cidade satélite onde reside.
Nos períodos de férias da escolinha trabalha em casa de quem a contrata, temporariamente, para cuidar dos bebês.
Carrega sempre seu celular com tecnologia touchscreen e seu notebook. Quando o tempo permite entra nas redes sociais, o notebook utiliza para entreter as crianças baixando aplicativos e filmes que as crianças adoram.
É muito bem disposta, não é necessário manda-la fazer nada, pois toma a iniciativa sempre. Dar mamadeira, suco, bolacha, iogurte, frutas, além de trocar fraldas e brincar constantemente.
Seus sonhos: concluir o curso, trabalhar com crianças e adultos que não foram alfabetizados. Quer fazer a faculdade de pedagogia. Adora geografia e se possível dar aula desta disciplina também.
Não a vi reclamar de nada nem de ninguém. Interage bem com as pessoas e é boa observadora.
Ao perguntar-lhe sobre a família fiquei entre penalizada e admirada pela capacidade de resiliência por ela apresentada. A mãe morreu quando ela tinha 10 anos, o pai não conheceu. São cinco irmãos criados juntos sob a supervisão de uma avó que morreu três anos após a mãe e, eventualmente, por uma tia.
O irmão que não é o mais velho, de vinte e dois anos é que os criou, preocupou-se em orientá-los, mantê-los unidos. Trabalha e já tem um filho. O menor entrou em uma instituição federal muito bem conceituada para fazer o ensino médio. São unidos e moram juntos.
Não vi amargura, dor, revolta nem no olhar nem nas palavras. Só serenidade, vontade de viver e ser feliz. Intimamente, desejei que seus sonhos sejam todos realizados. Vejo tantas pessoas com péssimo humor, cobrando da vida coisas que não lutaram para conquistar e jogando a culpa de seus fracassos em terceiros que ver alguém com toda essa pureza de coração me encantou. É uma pessoa que não desanima e sabe ser feliz com as coisas que conquista e apesar das dificuldades que se apresentam. Uma lição de otimismo e disposição.

   
Conto publicado no livro "Fantasias & Outro delírios" - Edição Especial - Março de 2014