Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Helena Maria S. Matos Ferreira
Guapimirim / RJ

 

Martino

Martino era um menino observador e gostava de fazer artes bastante diferentes das que se veem por aí. Ele brincava e se divertia muitas vezes sozinho.
Um dia Martino resolveu fazer xixi no vento. O vento se revoltou e mudou a sua direção. As gotas que Martino produzira voltaram-se para ele, respingando-o todo. Ah, pensou o menino, isso não vai ficar assim. Eu vou dar o troco para esse vento, vai ver só, ou eu não me chamo Martino.
Então planejou e esperou sentado na grama do jardim de sua casa, um bom tempo. O vento, criatura esperta, tornou-se uma brisa suave e ficou girando mansamente por ali.
O menino tomou bastante água e guardou o xixi até a barriga esticar que nem pele de tamborim.
- Não importa, eu vou conseguir fazer o que eu desejo. O vento há de ventar bem forte e aproveitarei tal ocasião. As gotas cairão longe, muito longe e não retornarão para mim.
O vento por sua vez estava ansioso para executar sua sinfonia entre os galhos dos arbustos, passando entre as folhas e ramagens, assobiando e cantando. E pensou: - provocarei um redemoinho; vou encher esse menino atrevido de folhas secas e de bastante poeira e se ele fizer xixi novamente, as gotas irão girar ao seu redor e molharão seus cabelos e suas roupas. Ele verá com quem anda brincando. É agora! Vou soprar! E o vento soprou com muita força, provocando um redemoinho enorme. Só que Martino, malandrinho, deitou-se rapidamente na grama e fez xixi para o alto.
O vento sem querer transportou as gotículas para o seu funil, levando-as para bem longe, indo assim parar em um redemoinho maior, bem no olho de um furacão.
E Martino ficou muito feliz, pois enganou o vento que resolveu deixá-lo em paz.
O menino ainda ficou por um tempo saboreando a sua travessura e, quem sabe, tecendo outra. Onde e em quê ou em quem fará xixi da próxima vez?


   
Publicado no "Livro de Ouro do Conto Brasileiro Contemporâneo" - Edição Especial - Agosto de 2014