Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Otaviano Maciel de Alencar Filho
Fortaleza / CE

 

A Copa das Copas


Finalmente estamos às vésperas do maior evento futebolístico mundial e o Brasil o sediará pela segunda vez, a primeira vez aconteceu no ano de 1950 quando, na ocasião, a equipe do Uruguai sagrou-se campeão da competição e o Brasil ficou com a vice-liderança. Trata-se do Campeonato Mundial de Futebol, ou ainda Copa do Mundo FIFA (Fédération Internationale de Football Association), designação esta que passou a ser adotada como nome oficial da competição a partir do ano de 1994.
A FIFA foi fundada em Paris, na França, no ano de 1904. Contudo, sua sede está localizada na cidade de Zurique, na Suíça.
Nos idos de 1905, tentou-se a realização de um torneio olímpico de futebol amador entre as federações, como nenhuma delas atestou a participação junto ao comitê olímpico, o projeto foi não vingou.
Deve-se ao francês Jules Rimet a criação de uma nova modalidade de competição, não mais reconhecendo o torneio como campeonato mundial de futebol amador, pois a intenção era profissionalizar o futebol em nível mundial. No ano de 1928 foi aprovada a proposta da FIFA pela criação da Copa do Mundo e por vinte e cinco votos a favor cinco contra e uma abstenção, o projeto saiu vitorioso dando início a história das Copas.
A primeira Copa do Mundo contou com apenas treze equipes nacionais e aconteceu no ano de 1930 no Uruguai, e o mesmo sagrou-se campeão, a Argentina ficou com a vice-liderança.
Importante ressaltar que a Copa do Mundo alterna com outro grande evento desportivo: As olimpíadas que são realizadas de quatro em quatro anos. Infelizmente, nos anos de 1942 e 1946 não houve edição do torneio devido à segunda guerra mundial.
As Copas do Mundo aconteceram respectivamente nos anos de:
1930 no Uruguai, onde o dono da casa foi campeão;
1934 na Itália, onde também a dona da casa foi campeã;
1938 na França onde a campeã foi a Itália;
1950 no Brasil, e o campeão foi o Uruguai;
1954 na Suíça, e a campeã foi a Alemanha Ocidental;
1958 na Suécia, e o Brasil foi o campeão;
1962 no Chile e novamente o Brasil foi o vencedor da competição;
1966 na Inglaterra, e a dona da casa foi a vencedora;
1970 no México, e o Brasil foi o vencedor, tornando-se a primeira nação tricampeã mundial, recebendo definitivamente a taça Jules Rimet. Nesta Copa destaca-se a figura de Pelé, único futebolista a participar de três equipes campeãs de Copa do Mundo. É considerado por muitos como o rei do futebol. Também merece menção as figuras de Tostão, Gérson e Jairzinho, que contribuíram em muito para a conquista do tricampeonato;
1974 na Alemanha Ocidental, e os donos da casa ganharam o campeonato;
1978 na Argentina, e novamente os donos da casa sagraram-se campeões;
1982 na Espanha, a Itália ganha o certame e iguala-se ao Brasil em número de Copas ganhas;
1986 o México sedia a Copa pela segunda vez e a grande vencedora é a Argentina;
1990 a Itália recebe o evento pela segunda vez, e quem vence o certame é a Alemanha Ocidental, igualando em número de competições vencidas ao Brasil e Itália;
1994 os Estados Unidos recebem pela primeira vez o grande evento mundial. O Brasil vence o time italiano nos pênaltis, conquistando o tetracampeonato mundial;
1998 na França, onde também quem vence são os donos da casa;
2002 o evento é realizado em dois países: Japão e Coréia do Sul. O Brasil é vencedor e conquista o pentacampeonato mundial de futebol, distanciando-se dos demais países no número de competições vencidas.
2006 a Alemanha sedia o evento pela segunda vez, e a campeã é a Itália.
2010 é a vez de um representante do continente africano sediar uma copa, e o país que ganhou o direito de sediá-la foi a África do Sul, onde a Espanha ganha pela primeira vez uma copa Mundial.
Finalmente, nos meses de Junho e Julho de 2014 o Brasil e o mundo estarão de olhos voltados para este grande evento aglutinador de culturas que arrasta consigo um leque de oportunidades de desenvolvimento para as cidades dos países onde ele se instala. Variados setores da economia se beneficiam, direta ou indiretamente com este acontecimento, gerando mais oportunidade de emprego e desenvolvimento, onde o setor de turismo ganha grande destaque.
No setor público podemos destacar a implantação de projetos de infraestrutura urbana, tais como: Saneamento básico, mobilidade urbana, segurança pública entre outros. Isso é o que afiança os setores políticos responsáveis pelo evento e o que a FIFA exige para que o espetáculo possa ser realizado.
Evidentemente que um acontecimento desportivo de grandes dimensões como a Copa do Mundo, onde são envolvidas grandes somas de dinheiro, os setores políticos das nações onde são realizados os eventos sofrem críticas desfavoráveis à realização dos mesmos, de vez que o governo destina grande soma de verbas na construção e/ou ampliação das arenas onde serão realizados os jogos. Os recursos financeiros poderiam ser aplicados diretamente em prol da sociedade, na construção de hospitais, escolas e creches sem ser preciso tanto “desperdício” de dinheiro na execução dessas obras monumentais, evitando o esvaziamento dos cofres públicos em detrimento de construções arquitetônicas colossais, que provavelmente só terão cem por cento de utilização no período de realização da copa.
Variadas manifestações contra a realização da Copa estão sendo realizadas em todo o país, tendo como principal argumento a corrupção que grassa os setores da política brasileira.
De qualquer forma, com o Brasil sendo o vencedor da Copa das Confederações no ano de 2013, as atenções agora se voltam para a conquista do hexacampeonato mundial de futebol da FIFA. Sendo o Brasil vencedor ou não da competição, a nação brasileira anseia por um Brasil padrão FIFA.


   
Publicado no "Livro de Ouro do Conto Brasileiro Contemporâneo" - Edição Especial - Agosto de 2014