Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Shirley Aparecida do Couto
São Paulo / SP

 

Quando a vida muda tudo


Tudo parecia calmo até o telefone tocar. A mensagem vinda através da vós daquela desconhecida não trazia uma notícia que ambos esperavam. O que fazer para dar a notícia a alguém que tanto ama e que, com certeza, sofrerá com ela? Como dizer aquilo sem magoar?

Os dias foram passando e o momento da decisão estava por chegar e não teria como ele fugir. Como era difícil lidar com a dor de saber que a escolha lhe traria uma perda imensurável. Como era difícil deixar para trás algo que tanto amava. Por que ele tem de escolher? Por que ele não pode resolver tudo e ficar com ambas paixões de sua vida? As perguntas vinham em sua mente e nada de resposta...

Tudo começou quando Fernando decidira fazer seu curso de doutorado e fora aprovado para o mesmo. Mal sabia que sua mente apaixonada pelos números matemáticos perderia a razão entre frações de segundos enebriados por uma paixão. Nessa paixão, somara-se a vida de Fernando alegria (que há muito ele não tinha) e muita vontade de viver. Viver no mais profundo sentido da palavra; viver intensamente. Como era bom amar e ser amado! Nunca havia provado de tal sentimento.

Contudo, como a vida é uma madrasta malvada, algo tinha de acontecer e atrapalhar tudo. Para desespero de Fernando e da mulher amada que o acompanhava, tudo aquilo que fora somado em sua nova vida de alegrias, transformara-se em resultados negativos vindos de uma conta que matemático nenhum conseguiria resolver.

Nascido de família rica e importante para a sociedade paulistana, Fernando sempre soubera que, como primogênito, teria suas obrigações junto a sua família. O que nosso amigo não esperava era que tal situação chegaria em momento tão inoportuno. Como dizer a sua família que tudo havia mudado, que seus sonhos não eram mais os mesmos e que não pretendia mais mudar para a Inglaterra como havia planejado há muito tempo com seus pais, para continuar aquilo que seu pai começara outrora?

Com o passar dos dias e das horas, Fernando tornava-se alguém angustiado e em busca de uma resolução para o seu problema que tanto o corroía. Como era difícil!

Sua namorada, quase noiva, não sabia da situação e por não saber e ver seu amado diferente e muitas vezes frio, passou a desconfiar de que algo estava acontecendo. Para ela, havia outra mulher. Estava sendo traída? Com esse sentimento perturbador passou a prestar ainda mais atenção no namorado e percebeu que realmente algo estava acontecendo. Não era possível, Fernando não era assim!

No dia do telefonema, Fernando estava sentado em frente a lareira de sua casa de campo, tomando vinho com sua amada quando fora surpreendido com o toque do telefone. Algo fez com que tivesse certeza de que esse telefonema mudaria sua vida. Foi atender apreensivo.

Do outro lado da linha vinha a voz da secretária particular de seu pai, que estava vivendo na Inglaterra com sua mãe há alguns anos, devido ao trabalho de seu pai.

Ao ouvir aquela voz, Fernando sabia que algo de ruim estava por vir...

- Senhor Fernando, seu pai quer falar contigo. Um momento, por favor.

Calado, Fernando apenas ouviu e aguardou o que seria sua sentença. Do outro lado da sala, preocupada e curiosa, sua namorada esperava por explicações.

Ao falar, o pai de Fernando fora rápido, frio e direto como sempre fora. Informou-lhe que em duas semanas Fernando deveria estar na Inglaterra, sentado na cadeira da presidência da empresa da família. Deu-lhe a informação, nem ao menos perguntará como o filho estava e desligou sem dizer um adeus ou até lá.

Com seus olhos marejados de lágrimas pela indiferença, que doía muito mais que a notícia inesperada, olhou para sua namorada e desabou a chorar. Ela, por sua vez, sem saber o que fazer e triste ao ver seu amado em tal situação, abraçou-o e lhe disse com todo amor que conseguiu externar:

- Fernando, meu amor, seja o que for, me diga. Tenho certeza de que podemos resolver.

Fernando acalmou-se e começou a narrar seu sofrimento. Começou falando da indiferença que sempre recebera de seu pai e passou a contar a parte que mais temia e que achava que ela jamais iria compreender e que faria com que tudo entre ambos acabasse.

Triste por ver o sofrimento daquele ser tão amado e, ao mesmo tempo feliz por descobrir que suas previsões estavam erradas e que não havia uma segunda mulher entre ambos, a namorada de Fernando olha para ele e diz:

Meu amor, por que sofreu tanto com esse segredo? Que amor é esse que não compartilha? Se houvesse me contado isso antes saberia que nada nesse mundo me afastaria de ti. Você tem que ir morar na Inglaterra? Qual o problema? Amo a Inglaterra e irei com você no mesmo dia. A não ser que não me queira lá ao seu lado!

Fernando, mal acreditando no que acabara de ouvir e sentindo-se um idiota por não ter falado com ela sobre tudo isso, olhou-a com carinho e respondeu:

- Eu a quero do meu lado seja onde for. Somos ou não somos dois em um?

Ambos se abraçaram e foram planejar como seria o futuro de agora em diante.

   
Publicado no "Livro de Ouro do Conto Brasileiro Contemporâneo" - Edição Especial - Agosto de 2014