Hita Dutra
Barra da Estiva / BA





O menino caçador de tempestades




                 Já era noite, e naquele dia estava uma noite muito escura, tinha muitas nuvens densas, mas a calmaria que havia nele, estava pronta para entrar numa euforia a qualquer momento ... Aguardava ele ansiosamente, pelo clique mais "perfeito".
            Enquanto todos estavam dormindo, ou com muito medo dos trovões, ele saiu sem destino, e realmente não sabia onde chegaria...
            ... Seguindo ele naquela calma inquietação, de repente se viu um clarão ao longe... Naquela hora, a palpitação em seu peito foi fora do comum, ele sabia exatamente o que conseguiria captar pelas suas lentes, ele tinha muita intimidade com elas, e até naquela escuridão, suas amigas lentes meio que saltavam da bolsa, para as mãos dele para agilizar o clique, sabe... E se programavam... Acreditem, era uma disputa, cada uma queria ter a sua vez, mas para fazer aquele clique o menino gostaria de usar apenas uma em específico, e escolheu a queridinha "Lucidez" ... e as outras ficaram enciumadas, voltaram para dentro da bolsa, um pouco tristonhas, mas havia uma que acalmava as demais, era a "Paciência", amava fotografar os mínimos detalhes dos objetos que ele escolhia, então a elas dizia: não fiquem assim, amanhã com certeza, esse menino vai encontrar um outro lugar, e quem sabe será uma de nós a escolhida para focar o que o olhar dele desejar alcançar… 
            A amiga "Aquarela" não se conformou, armou  a maior confusão, pois ela achava que o foco dela era o mais especial porque focava as cores mais intensas, e até a formação do arco-íris ela conseguia captar, então acreditava ela que o Menino deveria usá-la para pegar o clique do raio. 
            Mas a "Aconchego" logo interferiu a conversa, falando que ela sim deveria ser usada, pois atraia pra perto dele até o que estava muito distante, e a "Horizonte" afirmava com muita força que deveria ser na verdade ela a escolhida, pois conseguiria focar um grande ângulo que o deixaria extasiado com tantas imagens numa única fotografia, ela conseguia fazer uma infinidade de fotos em pouco tempo. Enquanto isso, ele estava embaixo de uma árvore sentado e não imaginava que as meninas estavam se encrencando na bolsa, de repente ele precisou abrir a lateral da bolsa para pegar sua garrafinha d'água, já fazia um bom tempo que estavam lá, e elas ficaram quietinhas, nem parecia que estava uma "muvuca" antes dele mexer na bolsa. Mas adivinhem, foi só o tempo dele voltar e ficar de prontidão aguardando o momento do clique que a "Esplendor" começou o falatório novamente, e dizia com muita mágoa que ela seria ideal porque conseguia focar reflexos, e por eles o menino era mesmo apaixonado, fazia fotos até dos faróis dos carros em movimento e quão nítidas elas ficavam. 
            Em meio a tanta discórdia, enquanto a,"Carinhosa ", a "Rosa", e a "Dengosa"  ficaram quietinhas só observando, a "Universal Master", resolveu dar um basta naquela conversa, pois seria injusto com  o Menino caso ele ouvisse aquela confusão, ele tinha muito apreço por todas elas, cuidava com muito carinho, usava os melhores produtos para mantê-las limpinhas e com brilho especial, e tinham compartimentos acolchoados dentro da bolsa, para repousarem com segurança.  Disse então a Universal Master: " Meninas prestem atenção, eu estou com ele há muito tempo, sou na verdade uma das primeiras companheiras dele, eu sei exatamente que para cada situação uma de nós seremos escolhidas, umas à noite, outras durante o dia, umas em dias de tempestade, e também em dias de sol em rios e mares de águas frias, umas para focar os mínimos detalhes das flores, outras para clicar as estrelas com a magnitude que só nelas existem, outras também para a lua, que pra ele é como sentir-se de alma nua, tem também outras para focar a beleza das cachoeiras, enaltecendo com muita grandeza a nossa querida mãe natureza, as que clicam um simples olhar, nos levando a mergulhar na profundidade de sentimentos escondidos que nele há, e com um sensível clique ele consegue muita gente alcançar, mostrando a diferença entre trabalhar apenas para ganhar uma remuneração, ou fazer com perfeição o que ele amava fazer seguindo os intuitos do coração, essa era a sua verdadeira missão, sabe, ele apoiava muitos projetos  com doações não se importando com ressarcimento financeiro, e isso o fazia diferente dos meninos do mundo inteiro, ele tinha realmente um coração que pulsava por boas causas e o resultado positivo  o deixava muito contente ...  numa linda missão, por muitas vezes ele fez também cliques da constelação e quem tinha o privilégio de apreciar depois de pronto para apresentação, era realmente tomado por um turbilhão de incríveis emoções… e pausou a "Universal Master", com lágrimas quentes, que a envolvia num banho diferente, era um sentimento de amor, muito grande… naquele momento todas estavam muito emocionadas , e até soluços de arrependimentos pairou alí, ficaram também envergonhadas, se desculparam e uma às outras se abraçaram num abraço muito envolvente, sabe, daquele abraço que acalma a alma e se sente o aroma da essência escondida em cada pulsar do coração da gente. E prometeram que nunca mais seriam encrenqueiras, e sim seriam eternas companheiras, amigas verdadeiras.
            ... Ele aguardou em torno de duas horas, para conseguir fazer o clique mais esperado daquela noite,  conseguiu com muita garra permanecer naquela escuridão, captar em foco um raio gigante, era lindo e parecia estar rasgando o imenso céu negro, era muita euforia, e feliz ele sorria muito, falando com as lentes amigas : Uauuu! Esse foi da hora! Vamos nessa garotas, que lá vem tempestade. 
            E seguiram sorridentes, não se sabe pra onde... sabe-se que estão por aí aguardando o momento certo para irem ao encontro da próxima tempestade, e enquanto ela não chegar, certamente, seguirão fotografando arco-íris , cachoeiras, passarinhos, borboletas, e também clicando pessoas queridas que cruzarem o seu caminho, e quem sabe juntos construírem um imenso ninho que traga aconchego com muito carinho, uma amizade que perdure a vida inteira, não se  importando que esteja perto ou longe mas que sintam que por onde quer que estejam, habite-se entre eles a pureza de um amor fraternal que transfira leveza, e agregue com fortaleza, uma amizade ancorada numa rocha de eterna gratidão, por terem trocado afago de  coração pra coração, valorizando cada minuto, cada situação, sorrindo e gargalhando  muito, mantendo-os ligados numa forte conexão.
             É preciso parar por aqui, e confesso que é com aperto no coração, pois há muitos outros contos do menino pra contar, mas o que eu gostaria mesmo de falar é que um menino que tem medo de altura, mas faz trilhas com muita travessura, merece toda a nossa admiração, e com certeza também um abraço de gratidão por nos presentear com imagens e cenas incríveis, capazes de trazer tranquilidade a qualquer coração. Fica registrado nesse conto a minha eterna gratidão, pois só eu sei o que senti quando me vi por trás das lentes desse Menino sonhador, que corre atrás de tempestades sem se preocupar com o que acontecerá, pra ele o que realmente importa é o clique perfeito conseguir alcançar, e isso é um verdadeiro dom,  que ele deverá sempre cuidar. Então, o menino caçador de tempestades, da tempestade voltou e encontrou-se em calmaria, guardando toda a euforia que em seu peito existia, unicamente para realizar em vídeos e fotografias o sonho da menina que escreve contos e poesias.
            E assim segue ele entre tempestades e calmaria, aguardando dia após dia, expor seus sentimentos através dos seus vídeos e fotografias, isso pra ele é uma riqueza impagável e é o que realmente lhe traz alegria… 
            Vocês podem estar se perguntando como que eu fiquei sabendo dessa história, vou contar pra vocês um segredo que não pode ser revelado por aí afora, quem compartilhou comigo o que contente descrevo neste  conto do Menino caçador de tempestades, foi a caçula que se chama "Sinceridade", ela não gosta mesmo de omitir a verdade e escolheu a mim, que escrevo com  simplicidade, para deixar todos vocês sabedores do que acontece nos bastidores, desde todos os esforços, e até muitas noites sem conseguir dormir,  para que todos nós  apreciemos depois de pronto, ficando extasiados pelos encantos que ele consegue aos nossos olhos expor, não sabendo ele que o que na verdade ele está fazendo, é compartilhando conosco partículas do seu grande amor. 

 

 





Conto publicado no livro "Por trás dos panos" - Contos selecionados
Edição Especial - Janeiro de 2021

Visitei a Antologia on line da CBJE e estou recomendando a você.
Anote camarabrasileira.com.br/ptp21-011.html e recomende aos amigos