Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas / RS

 

 

Mães são seres especiais

 

 

           As mães são seres especiais dotadas de abnegação incomensurável e de grande generosidade. Agem sempre pensando no bem dos filhos.
           Mãe são todas iguais, assim como o comportamento dos filhos parecem idênticos. O que muda são os respectivos endereços.
           Mães dão à luz, cuidam, amamentam, dão carinho, mimam incansavelmente, dedicam-se aos filhos pequenos, aos maiores, aos adolescentes e até aos adultos como se eles ainda fossem crianças. Adoram aconselhar, mesmo quando eles já não necessitam tanto deles.
            São amadas pelos filhos. A relação mãe-filho é uma relação tão importante, tão fundamental na vida dos filhos que psiquiatras dizem que é a relação mais completa e que as pessoas passam a vida buscando encontrar um parceiro/a que remeta à sensação de plenitude só encontrada, anteriormente, no útero materno. Creio que isso possa explicar tanta situação de ciúme doentio entre sogra e nora.
            Todas as mães são felizes na condição de mãe, mesmo que não se percebam como tal.  Quando o filho não corresponde em atitudes aos ensinamentos dados, a mãe orienta, corrige, e perdoando ou não, não deixa de amá-lo. O amor é incondicional.
              Mesmo que encontremos barbáries noticiadas nos meios de comunicação, abandonos ocorridos em função de educação rígida outrora, estes casos são as exceções da regra.
              Mãe é um ser cheio de amor, tanto que necessita extravasar esse amor e por isso quando a natureza lhe impede de ser mãe biológica ela sai em busca do filho do coração. São filhos igualmente, embora sem o parto, sem a concepção física, há a concepção emocional de quem necessita repartir o sentimento que tem dentro de si.
              São relações igualmente maravilhosas. O cuidado é o mesmo, assim como a responsabilidade e os direitos hoje resguardados.
               A felicidade de uma mãe é ver a felicidade do filho. Muitas largam carreira profissional para a eles se dedicar integralmente e as que exercem atividades profissionais sentem um tanto de culpa por não poder acompanhar seu desenvolvimento físico e emocional, cabendo isso a uma babá, uma avó ou outro parente próximo, ou uma creche com quem reveza os cuidados dos filhos.
               Todas as mães têm um tanto de santa, de anjo, de guarda-costas, de leoa que não quer deixar nada atingir seus filhos e por quem daria a vida.
               Mães são os anjos idealizados pelo criador para viverem na terra.

 

 
 
Poema publicado na "Seleta de Contos de Autores Premiados"- Edição Especial - Janeiro de 2017