Iza Engel
Quatro Barras / PR

 

O sonho de Lenita

                

         

         O primeiro filho de Ieda e Aldo, Albertinho, sempre foi muito mimado, principalmente pelos seus avós paternos. Seus pais residiam na mesma propriedade que seus avós paternos. O pai trabalhava fazendo fretes com seu caminhão, para manter a família. Sua mãe estava sempre de comum acordo com Lenita, a avó .
         Lenita tinha como sonho transformar seu primeiro neto em um empresário de sucesso. O menino não era o único neto, mas sempre foi tratado diferente dos demais. Tudo que Albertinho fazia tinha os aplausos da vovó. Para agradar o neto não poupava nada.
         Com o tratamento especial, de Lenita, o garoto foi criando manias, não tinha limites. Não se fixava em nada, não era educado com firmeza e direção . Os amigos que fazia também não ajudavam.
           Seu pai sempre que estava em casa, queria ajudar o garoto, tentava aconselhar e indicar a boa direção, contudo, seus avós acabavam dando mais força para Albertinho. O pai saia sempre triste com a educação do garoto. Dos princípios e valores que Lenita e Ernesto tinham lhe passado, nada era passado ao garoto.
           Além dos avós, a mãe também passava a mão na cabeça de Albertinho. Muitas vezes discutia com o esposo em defesa de Albertinho. Mesmo assim o garoto cresceu e torne-se um moço forte e de bela aparência. As moças que procuravam se aproximar do rapaz acabavam se afastando por não ver nada promissor.
           Albertinho até tentava se fixar em algum trabalho, mas sempre colocava tudo a perder. Montou um restaurante de sócio com um amigo. Lenita apoiou e até colaborou com seus recursos. Contudo, depois de pouco tempo o entusiasmo já tinha passado. Seu pai sempre indicava os estudos como a melhor solução, ele não dava a mínima atenção.
          Soninha, garota bonita e amiga da família, era apaixonada por Albertinho. Como ele sempre aprontava alguns deslizes, a garota desistiu dele por completo. Por essa ele não esperava, acabou sofrendo muito, pois não sabia o quanto gostava da garota.
          Nesse tempo sua avó descobriu que estava com câncer nas mamas. Precisou retirar as mamas, e continuou em tratamento. Os médicos a aconselharam a colocar as coisas da família em dia, tendo em vista que o caso da doença dela voltaria, e por mais que tratasse não seria possível a cura, devido ao estágio que chegara.
          Lenita, não seguiu o conselho dos médicos, sempre acreditava que viveria mais. Optou por seguir os conselhos de uma amiga, a qual a iludia sobre seu estado de saúde. Essa amiga não se afastava dela nem para que ouvisse seus filhos.
          Com a doença, Lenita, se entregou totalmente aos caprichos e conselhos da dita amiga, até seu sonho ficou esquecido. Passados cinco anos Lenita faleceu.
          Albertinho,depois  da decepção amorosa e da doença que levou sua avó, resolveu se dedicar aos estudos. No curso que entrou, conheceu Claudete, que  tinha uma filhinha de seis anos. Tornaram-se amigos. Sempre que saiam, Claudete levava a menina, Jana, que se afeiçoou a Albertinho. Aquele relacionamento continuou por alguns anos. Tanto que os dois  terminaram o curso de letras juntos. Logo resolveram ficar noivos, fizeram até uma festa para anunciar. Compareceram todos os familiares do casal.
         Albertinho passou a atuar como professor, contudo, em pouco tempo desistiu da profissão. Não era o que desejava, não condizia com sua expectativa. Seus pensamentos estavam sempre ligados a uma vida fácil, de pouco trabalho e muito dinheiro para festas e bebidas. Não ouvia ninguém, para ele, a alegria estava relacionada com copos e copos de bebidas. Esse continuou sendo seu sonho. Através de amigos conseguiu um trabalho como vendedor de imóveis   no litoral. Era tudo que queria, viver na praia e ainda ganhar dinheiro para aproveitar a vida. Claudete não quis ir com ele, pois precisava dar atenção à Jana, que logo prestaria o vestibular. Assim esse relacionamento também foi morrendo, nunca assumiram uma verdadeira união. Algumas vezes Claudete foi visitá-lo levando a filha com ela, contudo, Jana também perdera a afeição por ele.
          Ele vendia um imóvel e conseguia passar os dias na praia, entre moças e bebidas.
Sua atuação, sem regras e sem sentido pôs fim às diversões e  também a sua vida. Foi  acometido por cirrose hepática e não teve cura. Não soube aproveitar as oportunidades que teve durante essa estada na terra.

 

 

 

 

 
 
Publicado no Livro "Bem-me-quer, Malmequer" - Edição 2018 - Março de 2019