Iane Giselda de Cougo Souto
Florianópolis / SC

 

O herói

Estavam Márcia e sua mamãe no hospital esperando para serem atendidas.  Era o Dia dos Namorados e ambas estavam sentadas nas cadeiras do laboratório médico. Escuta alguém tossindo perto dela, era uma senhora de idade, sentada com a filha e o esposo, um bravo soldado que agora chegava aos noventa anos; ele estava ali para fazer exames. Nisso chega a enfermeira para ajudá-lo a levantar-se. A filha também ajuda.
Herói na juventude, ganhador de várias medalhas, campeão de várias modalidades esportivas; agora o herói contava com a solidariedade dos membros da equipe do hospital, que eram, além de bons médicos, amigos!
Ele tinha dificuldade para levantar e já andava bem curvado, mas não perdia o bom humor, sua alegria contagiava os pacientes. Ela estava lá também beirando aos sessenta anos e se tratando também de problemas que só a idade traz.
Assim a idade chega com seus problemas e ela feliz por pertencer à categoria da terceira idade, afinal é uma vitória galgar tal jornada quando muitos já ficaram pelo caminho. Feliz ela de poder ver o herói dando adeus depois de ser atendido; e a filha lembrava: - Não vá esquecer-se da próxima consulta!
Foi embora... esperançosa de viver tanto como o herói que conheceu nesse dia!

 

 

 
 
Poema publicado no livro "Painel de Contos Premiados" - Outubro de 2017