CNPJ 08080745/0001-10 - Rua Marquês de Muritiba 865/201 - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21910-280 - Telefax: (21) 3393-2163
Contato por email:
Antologias: atendimento@camarabrabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3042 8728
(21) 3186 7547

  Muito prazer, somos a CBJE !  
 

A Câmara Brasileira de Jovens Escritores foi fundada em 1986, com uma proposta pedagógica bem definida no art. 1º do seu Estatuto: "... incentivar a produção literária de novos autores publicando em livro suas poesias, contos, crônicas, romances ou qualquer outra forma de expressão literária..." É isso que fazemos há 29 anos. Já publicamos milhares de autores em mais de 600 antologias de poesias, contos e crônicas, e outros 1.200 já publicaram livros individuais conosco. Temos livros em centenas de bibliotecas brasileiras e no exterior, principalmente em Portugal, Holanda, Alemanha, Japão, Áustria, Itália e Espanha.


SOBRE AS ANTOLOGIAS
A CBJE publica, todos os meses, duas ou três antologias, reunindo textos enviados para as nossas seletivas através de formulário próprio acessível nos nossos Regulamentos. Mais de 2.000 obras são inscritas todos os meses (média do segundo semestre de 2014). Destas, a Comissão de Avaliação seleciona aquelas que serão publicadas (em torno de 250 por mês).
Cada autor pode participar de todas as seletivas do mês, porém, enviando apenas 01 obra para cada Antologia, dentro dos limites de linhas e/ou caracteres previstos nos Regulamentos. Se selecionado, poderá ser publicado em todas elas.
A CBJE não confere certificados, diplomas, medalhas nem troféus, nem envia gratuitamente exemplares para os autores publicados. Os livros ficam disponíveis para compra dentro dos prazos previstos no nosso link “Como adquirir”. Nota: A partir de 2015, para algumas publicações definidas pelo nosso Conselho Editorial, a CBJE destina Cerfificados e/ou Medalhas de Mérito para os autores.
Ao adquirir exemplares da(s) Antologia(s) onde está sendo publicado, o autor ganha uma página exclusiva e permanente na nossa Antologia On Line, que é visitada por mais de 200.000 leitores, mensalmente (média do segundo semestre de 2014).
A CBJE entende que ter em mãos um livro onde se tenha uma obra publicada, além de ser altamente motivador, é elemento de transformação e crescimento intelectual e social. Assim, pedimos que só se inscrevam nas nossas seletivas, autores que realmente tenham este interesse. Quando o autor participa simplesmente por participar e não tem interesse em ter sequer um exemplar do livro onde foi publicado, causa prejuízo (os custos de seleção, edição e publicação são altos) e ainda toma a vez de outro autor que espera ser publicado. Até por uma questão de bom senso e delicadeza, pedimos que só participe quem quiser, de fato, tem uma antologia em mãos, para mostrar, no futuro, aos filhos, netos etc. Citamos Rufus Choate, quando disseo livro é a única imortalidade”.

As Antologias da CBJE têm registro ISBN e Código de Barras. São produzidas com tecnologia moderna e têm ótimo padrão gráfico.


INSCRIÇÕES RECUSADAS

São recusadas obras cujos dados cadastrais estejam incompletos (nome, endereço etc.) e/ou aquelas cujos textos estejam fora dos limites regulamentares de 30 versos (linhas) para poesias, e 6.000 caracteres para contos ou crônicas. Também são recusados textos pornográficos, textos racistas e textos que fazem apologia à violência e/ou ao consumo de drogas. No caso de o autor, por descuido, enviar mais de uma obra para a mesma seletiva, só uma será considerada pela Comissão de Avaliação, descartando-se as demais.


COMO SABER SE FOI SELECIONADO

O autor deve conferir regulamente no site as listas com os nomes dos autores já selecionados. Estas listas são atualizadas diariamente após o 5º dia do início das seletivas. Basta clicar na capinha da Antologia para a qual se inscreveu. Se o seu nome estiver na lista, considere-se selecionado. Não espere emails de notificação; prefira a verificação no site.

ANTOLOGIAS ON LINE
Ao realizar o depósito que garante o recebimento dos seus exemplares, os respectivos textos ficam On Line, e lá ficam por tempo indeterminado, numa página exclusiva do autor. Basta o visitante clicar no nome do autor na lista dos selecionados para ler a sua obra. Para cada obra publicada, uma página exclusiva.


COMO ADQUIRIR AS ANTOLOGIAS
Clique no link Como adquirir; lá você encontrará todas as informações que precisa. E ao fazer seu depósito, não esqueça de informar por email, fax ou telefone, os seguintes dados: nome do Banco onde depositou, o nº da agência, a data, o valor, e a qual (ou quais) antologia(s) está adquirindo.


SOBRE A REMESSA DOS LIVROS

As Antologias (mensais) são despachadas, em média, 40/50 dias depois do encerramento das seletivas. Por exemplo: as seletivas terminadas no dia 30/08 são despachadas entre os dias 10 e 20/10. É assim todos os meses. Funciona desta maneira porque, como qualquer produto "industrializado" (afinal, o livro é um produto industrial), precisa ser produzido visualmente, diagramado, os textos passam por revisão e, só então, são encaminhados para a nossa gráfica onde são impressos e finalizados. Após esta fase "industrial" é que os livros são despachados, pelos Correios, via Sedex ou como Encomenda Registrada, dependendo da quantidade de livros e da cidade do destinatário. Por isso, é fundamental informar corretamente os dados pessoais (nome, endereço etc.) e que no endereço citado, tenha sempre alguém para receber e assinar. Caso o pedido seja devolvido com alegação "endereço insuficiente" ou "destinatário ausente", o pedido só será redespachado depois do pagamento das novas despesas postais.


COMPRAS FORA DO PRAZO

Não faça nenhum depósito para adquirir as Antologias da CBJE fora dos prazos informados no nosso link “Como Adquirir”. Certifique-se, antes, por email atendimento@camarabrasileira.com ou pelo telefone (21) 3393-2163, se ainda há exemplares disponíveis.


SOBRE PUBLICAÇÕES DE LIVROS
Tire todas as suas dúvidas no nosso link Como publicar. Caso ainda persistam dúvidas, entre em contato por email georges@camarabrasileira.com ou pelo telefone (21) 3186-7547 (fale com Georges, Vania ou Carina).
Até Outubro de 2011, a CBJE já editou mais de 1.100 títulos de autores independentes. Veja a relação de alguns livros publicados em Lançamentos, e informe-se com os autores sobre a qualidade do nosso serviço e do nosso atendimento.

No caso de outras dúvidas, ligue para:
(21) 3393-2163 - Antologias da CBJE
(Fale com Luiz Carlos, Gláucia, Leo...)
(21) 3186-7547 - Publicação de livros independentes
(Fale com Georges, Vania,
Neuza, Carina...)