Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Luiz Rodrigues Souto
Florianópolis / SC

 

Ajuste de conta com o tempo

Quando você passa dos 70 anos, obrigatoriamente deverá haver um ajuste de conta com o tempo e este é com certeza um credor muito exigente. Na mocidade entre os 20 e 40 anos, de um modo geral, não se toma conhecimento do tempo, ele não existe nessa idade e nem seria possível qualquer preocupação com o dia de amanhã.
Viver é amar a vida, e só se ama respeitando. Respeitando os que nos rodeiam, mas principalmente a nós próprios! Como seria bom se essa aglomeração de jovens produzissem coisas boas com ações positivas.
Mas vamos supor que a sua juventude foi bem estruturada, teve uma vida regrada e que alcançou a velhice ou a “melhor idade” entre os 60 anos e a proximidade da morte sem sobre saltos.
Quais são os privilégios da “melhor idade”? Acredito que seja você ter uma pele enrugada, pele ressecada, com os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas, com umas placas de gordura nas artérias, com a pressão bem alterada, com a falência dos neurônios, problemas com falta de ar, quedas dos cabelos, sem falar das disfunções sexuais. Vamos deixar de lado todos esses problemas citados, pois haverá a quarta idade porque a terceira, hoje dos 60 ao fim da vida, deverá de ser dividida em duas; certamente na média não morreremos mais aos 80 e sim aos 120.
Qual é o prêmio por todas essas preciosidades e ter chegado aos 65 anos? Finalmente chega o belo dia em que você atinge aquela idade tão esperada. Chegou o momento que você tanto sonhou, o benefício da APOSENTADORIA!
Acabaram-se as preocupações do dia-a-dia. Que tranquilidade! Dormir até o meio-dia. Adeus despertador! Todavia, passam os dias e chega o fim do mês. Lá vai você alegremente para a fila do Banco retirar o tão esperado e sonhado salário. Ao retirar o dinheiro do caixa leva um susto. O salário é uma miséria, é quase uma esmola.
Mas a vida continua! E você terá que voltar para casa. E sua peregrinação vai até a Parada de Ônibus. Com seu braço levantado na expectativa que o motorista lhe veja e por piedade pare o veículo e espere que você suba antes da arrancada com rapidez.
Cabe aqui uma pergunta. Será que isso é a “Melhor Idade”? Pois para mim, depois de todo esse histórico, chega-se à conclusão que a melhor idade, a idade do apogeu, é dos 30 aos 40 anos, onde você está na plenitude de seu vigor físico. Dependendo somente de uma única pessoa, de você e mais ninguém. O resto é pura ilusão.
Mas se você conseguiu vencer a vicissitude da vida, as batalhas contra o tempo e chegou à velhice e já está beirando ou já ultrapassou os 80 anos, com certeza, você é um privilegiado. Pois teve a oportunidade ímpar de ter acompanhado o salto de qualidade que o Mundo teve não só no Século passado, mas poder continuar acompanhando par e passo as inovações que a tecnologia vem brindando a todos nós nesse Século XXI.
Idade avançada não significa exclusão. O saber continua, mas o uso e o desuso desenvolvem ou atrofia. Vamos continuar cada vez mais usufruindo dos benefícios da tecnologia do Século XXI.
Esse é o pensamento de um velho, que já ultrapassou os 80 anos e em um lampejo de lucidez fez o seu ajuste de conta com a vida.


   
Publicado no livro "Os mais belos Contos de Amor" - Edição Especial - Outubro de 2014