Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

José Antonio Silva Santos
Rio de Janeiro / RJ

 

A força de um amor

 

Em meados do ano de 2009, o Brasil nomeou um conhecido diplomata para assumir a Embaixada da Brasileira na Itália, casado com uma jovem senhora de outra nacionalidade, e pai de um casal de filhos do primeiro casamento. A filha era casada com um empresário de sucesso nos estados unidos, com quem teve dois filhos, ela era proprietária e dirigente de uma renomada clínica de estética, com filiais em diversos países. O filho Mário Sérgio seguiu os passos do pai diplomata, apesar da pouca idade, assumiu um importante cargo no Itamaraty em Brasília, era casado com a filha de um conhecido político paulista, que foi algumas vezes eleito governador do Estado de São Paulo.
   Mário Sérgio era um homem pacato e muito estudioso, seus dias eram divididos entre Brasília e São Paulo, e não gostava de muita badalação, ao contrário de sua mulher que não o acompanhava no Distrito Federal por achar a cidade calma demais, mas curtia em demasia as noitadas paulistanas, se tornando figura conhecida nas colunas sociais, por conta das constantes e badaladas festas que realizava em sua residência, o qual contava com a presença de diversas celebridades, incluindo conhecidos jogadores de futebol, sempre longe dos olhos do marido.
   O embaixador vendo o nome da família mergulhado em escândalos promovidos pela nora, usou sua influência para que o filho fosse nomeado Consul Brasileiro na França. Em Paris a situação se tornou ainda pior, vez por outra, a imprensa publicava fotos comprometedoras dela com jogadores de futebol, na verdade ela nem se preocupava mais em esconder seus casos amorosos. Mário Sérgio entrou num sério quadro de depressão, afastou-se das funções, e finalmente se livrou da mulher, indo morar na Itália com os pais para se tratar.
   Como parte do tratamento antidepressivo, foi com um amigo da família conhecer o Lago de Prespa, localizado na fronteira entre a Grécia e a Albânia, no roteiro incluía as belas praias na costa do mar jônico na Albânia, e lá conheceu uma jovem albanesa chamada Lule Dardana, uma linda camponesa de apenas vinte anos de idade, que morava com a família em Bilisht, uma pequena cidade rural.
   De volta à Itália, Mario Sérgio procurou saber mais sobre a pátria daquela que vinha ocupando seus pensamentos, nunca tinha ouvido falar antes daquele país, que era considerado o mais pobre da Europa, e a família de Lule vivia exclusivamente do que plantavam e o do que conseguiam trocar com outros agricultores, nenhum deles tiveram a oportunidade de estudar muito, somente ela havia conseguido concluir o ensino médio até então. A diferença cultural entre eles era imensa, além dos dezoito anos de diferença de idade entre eles.
   A vida as vezes conspira para que o destino se cumpra, Lule foi localizada por um amigo de Mario Sérgio a pedido dele, e a partir de então passaram a se comunicar constantemente através de carta, sempre por intermédio do amigo, que recebia e envia as cartas de ambos.
   A expectativa da visita de Mario Sérgio a família era muito grande, apesar da simplicidade, eles gostavam de receber bem seus convidados, e como Lule nunca havia se interessado por alguém antes, a chegada de Mario Sérgio ganhava uma importância ainda maior. E com ele não era tão diferente, a ansiedade também era grande, queria muito abraça sua Lule bem forte. Existia a preocupação de não constranger aquela humilde família, sua posição social certamente causaria certo desconforto, então decidiu ir de táxi e sem muitas pompas.
   O dia do encontro chegou, Mario Sérgio seguiu observando aquele sítio simples, mas bem organizado e limpo, havia um pequeno açude aos pés de uma elevação, onde podia ver peixes pulando, alguns patos e marrecos nadando e, pouco mais adiante, um curral com quatro vacas e touro, sob a mesma cobertura, mas separados por uma cerca de madeira, alguns portos e cabras. Do outro lado do açude se encontravam os canteiros com hortaliças que pareciam uma pintura de tão bonitas, o pomar apresentava as frutas mais bela que ele havia visto. E na frente da casa estavam ladeados os pais e irmãos de Lule, que corria em sua direção com os braços abertos à espera do seu abraço, então ele desceu do táxi e correu ao seu encontro, apesar das pernas estarem um tanto bambas e o coração batendo descompassado, se encontraram num gostoso abraço.
   Depois de um dia maravilhoso, onde conviveu com pessoas verdadeiramente do bem, muito diferentes das que ele costumava se relacionar, Mario Sérgio pediu Lule em namoro, e depois da aceitação, contou-lhes sobre sua vida, inclusive que assumiria um importante cargo na Grécia.
   Mario Sérgio estava tomado pela emoção de ter encontrado seu verdadeiro amor, abraçou bem forte o sogro e beijou a mão da sogra, a família se uniu num gostoso abraço coletivo e, com a voz embargada, ele disse a todos que naquela casa encontrou o verdadeiro significado da palavra família. Depois partiu com a promessa de voltar em breve para levá-los com ele, e que providenciaria uma casa em Atenas para que a família ficasse perto de Lule, que moraria na residência oficial do Consul Brasileiro, tão logo se casassem.
   Eles se casaram dois meses depois numa linda e romântica cerimonia, com a presença apenas dos pais dele, a família dela e uns poucos amigos do noivo, principalmente o que agiu feito um verdadeiro cupido, sendo seu padrinho de casamento, acompanhado da irmã de Lule, e pelo que se pode perceber, um novo casal estava prestes a se formar. A noiva chegou como uma Deusa Grega no Olimpo, onde trombetas anunciavam a sua chegada, o chão estava coberto com pétalas de rosas, indicando o caminho da felicidade. Ela parecia flutuar, e a cada metro que se aproximava, o coração do seu consorte disparava, e com os olhos marejados, ele deslumbrava o seu grande amor.
   Por muitos anos de sua vida ele andou perdido, viveu em pleno luxo, mas foi em meio a simplicidade que Mario Sérgio encontrou a si mesmo, e foi feliz
.

 

 
 
Conto publicado no livro "Contos Fantásticos - Edição 2016" - Setembro de 2016