Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Maria Rita de Miranda
São Sebastião do Paraíso / MG

 

Minha receita, minha história


-Uma de vocês, vá á casa do Zé Baiano e compre uma dúzia de bananas nanicas para o virado.
Parece que ainda escuto a voz de mamãe dizendo estas palavras para qualquer um de nós que estamos na copa do velho casarão. Os mais velhos ocupados com estudos ou tarefas escolares, enquanto os mais novos fazem algazarra. Uma de nós se levanta correndo e logo volta com as bananas, pois a casa do referido senhor ficava bem próxima a nossa.
Logo sentimos o cheirinho adocicado tomar conta da cozinha e vagarosamente da casa toda.
-Já está pronto, diz mamãe.
Vamos todos para a cozinha onde o virado já está colocado em pratinhos sem talher. Cada um pega o seu querendo sempre o que tem mais. Sentamo-nos nas cadeiras, na soleira da porta, no rabo do fogão e nos deliciamos com este lanche especial, amassando os punhados de bananas com farinha com as pontas dos dedos e levando à boca. Comemos depressa, pois talvez tenha um repeteco para o mais esperto. Quando terminamos voltamos para a copa e continuamos os afazeres.
-Quando vai ter de novo o virado?
-Que guloso você é. Acaba de comer e já quer mais menino? Dizia mamãe sorrindo e sabendo que, na verdade, todos nós queríamos repetir logo este lanche.
Até hoje preparo este prato para minhas filhas que apreciam muito. Conto para elas como era em minha casa. Elas acham graça quando falo que comíamos com os dedos no lugar dos talheres.
Tenho também amigas daquela época que desfrutaram deste gostinho. Quando nos reencontramos e falamos sobre fatos passados elas dizem sentir saudades do virado de bananas feito no fogão a lenha.
Agora, ao escrever pela primeira vez sobre estas recordações, escuto o frigir da gordura quente em contato com as bananas frias, sinto o cheiro adocicado da fumaça tomar conta do meu olfato, minha boca saliva sentindo o gostinho das bananas macias envoltas no açúcar e farinha de milho levadas à boca aos punhadinhos nas pontas dos dedos.
Ai, que saudade que dá!

   
Conto publicado no livro "Contos de Verão" - Edição Especial - Abril de 2014