José
Luiz da Luz
Ponta Grossa / PR
A lição de paciência
e coragem do professor do Lustosa
Uma criança pediu a um professor da região do Lustosa:
— Professor, ensina-me a ser uma pessoa pacienciosa e corajosa?
Quando me insultam, muitas vezes penso em revidar, outras vezes
fico depressivo com vontade de chorar.
O professor fechou o livro que lia e serenamente falou:
— Vá até o jardim e dê bofetadas na
roseira, depois ordene que desabroche todos os botões imediatamente.
Se não lhe obedecer, diga que é preguiçosa,
inútil!
— Assim minhas mãos sairão feridas, além
do mais, ela não me escutará, precisa seguir as
leis da natureza— estranhou o aluno.
— Então vá até a mata e dê bofetadas
na palmeira, também ordene que amadureça seus frutos
imediatamente e que derrube nos seus pés! — exclamou
o professor.
— Para que, se árvores não têm ouvidos?—
o aluno vermelhou. — Além do mais, também
sairia fora das leis da natureza.
— Insista, grite, dê mais bofetadas, cabeçadas
— insistiu o professor.
— Assim quem vai sair ferido sou eu — respondeu o
aluno estupefato com o que ouvia. Demonstrando insatisfação,
voltou para sua cadeira.
Dias depois o aluno não se conteve, inquiriu novamente
ao seu mestre:
— Professor, eu pedi que me ensinasse como me tornar uma
pessoa pacienciosa e corajosa, mas o senhor não me ensinou.
—Na verdade não foi preciso, você mesmo sabia
as respostas.
— Como assim?
— Você respondeu que se afrontasse uma roseira ou
uma palmeira, sairia ferido, também respondeu que não
dá para exigir flores nem frutos fora das leis da natureza.
Esta é a lição da paciência! Para aprender
a ser paciente é preciso antes aprender a respeitar.
O aluno inclinou a cabeça cismando, ouvindo o professor
que continuava:
— A coragem exige sabedoria. Um ser corajoso se compara
a uma roseira, ou a uma palmeira: não revida os ataques,
deixa que o ofensor se fira sozinho, mantém a harmonia
diante das pressões, oferecendo seus frutos e flores somente
no tempo certo. É assim!
O aluno nunca mais se esqueceu da lição do professor
do Lustosa.
|
|
|
|
|