Primeira vez neste site? Então
[clique aqui]
para conhecer um pouco da CBJE
Antologias: atendimento@camarabrasileira.com
Produção de livros: cbje@globo.com
Contato por telefone
Antologias:
(21) 3393 2163
Produção de livros:
(21) 3547 2163
(21) 3186 7547

Beto Acioli
Recife / PE

 

As duas faces do baralho




...Panelas velhas, quatro mesas, dezesseis cadeiras, alguns engradados de cervejas e de refrigerantes entre outros cacarecos, foi tudo que João lucrou pelos seus vinte e cinco anos de trabalho como garçom num requintado e famoso restaurante da capital pernambucana.
João, menino franzino, nascido em Limoeiro, interior de Pernambuco, chegou ao Recife aos 10 anos de idade e começou a trabalhar muito cedo para ajudar seu pai que era vendedor ambulante, vendia refrescos nos entornos do Mercado de São José.
Sempre com um sorriso no rosto mal percebia as dificuldades pelas quais passava, só pensava em ser algo na vida e seu foco era trabalhar. Nem mesmo frequentava a escola ou brincava com os demais garotos da sua idade, pois às 7 da manhã já estava no batente e só retornava pra casa na boca da noite. Nos fins de semana, seu pai o recompensava com algumas medas e João, sempre dedicado, usava suas poucas moedas para comprar o próprio refresco que vendia. Ficava fascinado ao ver o gelo flutuando e tilintando no copo, pois antes de chegar ao Recife não conhecia o gelo, parecia ser coisa de outro mundo. E era mesmo, afinal o mundo que ele vivia ali era bastante diferente do que vivera outrora, no interior de onde viera.
Ao longo da sua juventude, João, mesmo analfabeto, sentia seu tino para os negócios, conhecia bem os números, e lidava bem com a aritmética. Seu sonho era ter seu próprio negócio, mas percebia que esse sonho estava distante da sua realidade. João passou por diversos trabalhos: foi caseiro, camelô, pedreiro e sapateiro, mas nenhuma dessas profissões parecia ser pra ele o que ele queria, mas encarava qualquer trabalho que lhe garantisse a sobrevivência, até que um dia foi convidado para trabalhar como garçom num grande e famoso restaurante que aceitara de pronto.
João parecia ter acertado na profissão que escolhera, estava sempre de bem com a vida e atendia sua clientela sempre com alegria, agradava a todos, inclusive ao proprietário, que percebia os sinceros elogios que João recebia dos que ali frequentavam.
Por vinte e cinco anos, João se estabeleceu como garçom. Nesse ínterim casou, conseguiu comprar uma casinha, mobília e constituiu uma família, porém as coisas já não iam tão bem como fora no começo. Ryan, seu patrão, viciado e jogos de cartas, estava passando por grandes dificuldades financeiras e sua clientela já não era a mesma. Suas dívidas ultrapassavam seus ganhos chegando ao ponto de atrasar os vencimentos do pessoal que trabalhava no restaurante. Tudo ali mudara, exceto o sorriso no rosto de João que parecia ter congado no tempo. Mesmo sem receber seu salário em dia e passando por dificuldades em casa, ele não deixava suas preocupações transparecerem e atendia sempre com a mesma alegria de antes.
Alguns funcionários, inconformados com o atraso de seus vencimentos pediram pra sair e outros tantos foram à Justiça para exigirem os seus diretos, o que dificultava ainda mais a situação de Ryan e dos que permaneceram trabalhando.

Entre uma sentença e outra o restaurante chega ao caos e é obrigado a fechar. Sem ter como pagar a João e mais dois funcionários pelo seu tempo de serviço, Ryan resolve entrar num acordo para que eles não fossem à Justiça e decidem dividir o que restara do Restaurante: toda a baixela, um fogão industrial, mesas, cadeiras e engradados de cervejas e de refrigerantes dentre outros utensílios...
João lamentava a falência de Ryan, mas compreendia que seria quase inútil ir à Justiça, pois sabia que o vício do patrão, embaralhara toda sua vida. Não havia mais dinheiro pra nada, Ryan estava triste, falido e deprimido.
A princípio, João tentou vender tudo que lhe fora dado por Ryan como indenização, mas, pra sua sorte, não conseguira vender. Decide então usar o que lhe fora herdado, esse era o seu desafio.
João não sabia cozinhar, mesmo assim teve a ideia de fornecer marmitas para os funcionários das pequenas empresas que se situavam pelas cercanias de sua residência e assim fez. De porta em porta, de boca em boca ele ia fazendo sua propaganda. A comida não era tão boa, mas a simpatia e o sorriso de João pareciam mágicos e ele, aos poucos ia conseguindo sua própria clientela. Chamava a todos de Lustroso ou Lustrosa e assim todos também passaram a lhe chamar.
No começo, como em tudo acontece, tudo era muito difícil, mas ele não desistia, acreditava no seu sonho e trabalhava com todo afinco.
Passados alguns meses ele resolveu, em sua pequena residência, abrir um pequeno barzinho. O espaço era pequeno, mal cabiam as quatro mesas com as dezesseis cadeiras. Ele era muito criativo, decorou todo o barzinho com seu dom nato e batizou os pratos que fazia com nomes bem curiosos, chamavam atenção, não pelos ingredientes, mas, sobretudo pelos nomes que os davam. Em seu cardápio constava: Lagosta enlatada, cantora chorona, peixe acocorado, etc...
Dia a dia ele cozinhava, inventava pratos, experimentava seus temperos e, aos poucos, como um bom autodidata ia se aperfeiçoando naquilo que aceitara como desafio. Acertara no prato que criou chamado Peixe acocorado, que era um simples peixe ao molho de coco. (Como podia um peixe ficar de cócoras?) Era o prato mais pedido, somente pela curiosidade em ver um peixe acocorado. Sendo assim ele decidiu dar um nome ao seu negócio e colocou uma placa na frente do barzinho: “Peixe acocorado do Lustroso” o que chamava mais atenção ainda pelos que ali passavam de pés ou de carro.
Entre erros e acertos, João criou uma vasta experiência e se estabeleceu em seu negócio. Aprendeu a cozinhar e sua cozinha que se destacou entre as melhores da região, chegando a ser noticiada na imprensa escrita e falada e também a fazer parte do guia turístico e gastronômico de Recife.
Humilde, como sempre, João permanece no mesmo lugar que começou seu negócio, usa as mesmas panelas, mesas e utensílios, anda a pés, de chinelos e também dá guarida a Ryan que é empregado em seu barzinho onde consegue pagar seu aluguel e tirar o sustento da sua família.



   
Conto publicado no livro "Contos de Verão" - Edição Especial - Abril de 2014